MotoGP 2022 Alemanha – Miguel Oliveira com 17º tempo em dia de novo recorde

Francesco Bagnaia foi o piloto mais rápido do primeiro dia de Grande Prémio da Alemanha e com novo recorde absoluto! Miguel Oliveira começa com o 17º tempo.

Depois de uma semana muito agitada fora da pista, o circuito Sachsenring recebeu finalmente os pilotos de MotoGP para aquele que foi o primeiro dia de Grande Prémio da Alemanha. Neste arranque de décima ronda da temporada 2022, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) obteve o 17º tempo, numa tabela que tem o italiano Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no topo.

Com condições climatéricas perfeitas, a categoria de MotoGP voltou a mostrar que o nível entre os pilotos está muito semelhante. As diferenças de tempos são bastante reduzidas, e nada menos do que 17 pilotos estão separados por menos de um segundo!

Precisamente no 17º lugar da tabela combinada de tempos das duas primeiras sessões de treinos livres do GP da Alemanha encontramos Miguel Oliveira. O piloto português, depois de esclarecida a questão do suposto contrato assinado com a Gresini Racing, começa o fim de semana que marca a primeira metade da temporada de MotoGP com uma performance de certa forma positiva, embora a sua posição nos tempos não deixe perceber isso mesmo.

Miguel OliveiraO ainda piloto da Red Bull KTM Factory rodou com a sua KTM RC16 equipada com pneu dianteiro duro e traseiro macio, uma combinação que se tem revelado necessária para que Miguel Oliveira consiga extrair o melhor da sua moto, principalmente nos momentos de travagem.

Tal como todos os pilotos, também o português começou a segunda sessão de treinos livres ao ataque, e logo nos primeiros momentos melhorou em um segundo o seu registo matinal e, exceto Andrea Dovizioso (WithU RNF Yamaha), todos melhoraram o seu tempo no final da TL2.

Depois foi trabalhando nas afinações da moto e aproveitou para registar a sua melhor volta com um tempo de 1m20.915s.

Durante largos minutos desta sessão da tarde o piloto português conseguiu ocupar uma posição de destaque dentro do “top 10”, e assim conseguir o acesso provisório à ambicionada Qualificação 2 de forma direta. Mas nos minutos finais, e apesar de um último esforço, Miguel Oliveira acabou por paulatinamente descer na classificação e terminar com o 17º tempo a 0.897s de diferença do mais rápido.

Miguel OliveiraO mais rápido acabou por ser Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). O vice-campeão ocupou assim o topo da tabela de tempos ao rodar a um ritmo que lhe vale o novo recorde absoluto do circuito Sachsenring: 1m20.018s! Refira-se que o anterior recorde estava na posse de Marc Márquez (Repsol Honda) desde 2019 com 1m20.195s, o piloto espanhol que tendo vencido todas as corridas neste GP desde 2013, não poderá lutar pela vitória pois está fora de ação a recuperar de lesão.

Num circuito bastante “retorcido”, apertado, e que é o mais curto de todo o Mundial de Velocidade, verificamos que as motos da Ducati estão a começar o GP da Alemanha em modo de ataque! No “top 10” encontramos diversas motos da marca de Borgo Panigale.

Se Bagnaia em primeiro não será surpresa, a verdade é que o segundo melhor tempo na posse de Luca Marini (Mooney VR46) é algo surpreendente. Até porque o irmão de Valentino Rossi consegue bater Jack Miller (Ducati Lenovo Team) da equipa de fábrica, com o australiano a descer de primeiro para terceiro da sessão da manhã para a da tarde.

Miguel OliveiraDestaque ainda nos lugares que provisoriamente dão acesso à Q2 de forma direta para a presença de Aleix Espargaró (Aprilia Racing) com o 4º tempo, ele que vê o seu companheiro de equipa Maverick Viñales a ser 8º, num momento em que a equipa de Noale estreia uma evolução do seu pacote aerodinâmico, estreando em competição uma carenagem lateral inferior que apresenta uma secção mais “gorda”, já apelidada de barriga.

Quer saber quando os pilotos de MotoGP regressam à pista? Então clique aqui para ficar a par dos horários completos do fim de semana de Grande Prémio da Alemanha!