MotoGP 2022 – Alex Rins confirmado oficialmente na LCR Honda

Piloto espanhol assina por dois anos com a equipa satélite da marca japonesa. Agora é oficial: Alex Rins é o novo piloto da LCR Honda até final de 2024.

Não era nenhum segredo pois da parte do piloto já há muito se sabia qual seria o seu futuro nos próximos dois anos. Mas hoje foi o dia escolhido para Alex Rins formalizar, oficialmente, a sua ligação à LCR Honda, equipa satélite da marca japonesa em MotoGP. O contrato do piloto espanhol será válido até final de 2024, com Rins a assegurar assim um lugar na categoria rainha depois da sua atual equipa Suzuki Ecstar ter decidido abandonar a competição.

Alex Rins estreou-se no Mundial de Velocidade em 2012, então com a Honda na categoria Moto3. Lutou por títulos tanto nessa categoria mais pequena como depois em Moto2, até que em 2017 deu o salto para a categoria maior MotoGP.

No seu currículo o piloto de Barcelona e com 26 anos de idade, soma um total de 15 vitórias no Mundial de Velocidade, três delas em MotoGP, aos quais soma outros 15 pódios em corridas da categoria rainha para um total de 55 corridas em que terminou no pódio somando todas as três categorias.

Alex RinsAssim, e depois de vários anos inserido no projeto de MotoGP da Suzuki Ecstar, Alex Rins regressa a uma marca que já conhecer. Estará agora aos comandos da complicada Honda RC213V que até agora era de Alex Márquez, o seu compatriota que está a caminho da Gresini Racing em 2023.

Para Rins, esta é uma mudança importante, e embora saiba que está a sair de uma equipa de fábrica para uma equipa satélite, o espanhol revela confiança no seu trabalho e na estrutura liderada por Lucio Cecchinello:

“Estou muito feliz por me juntar à LCR Honda Team. Mudar de equipa e de moto é um desafio, mas estou pronto a dar 100% de mim e colocar em prática tudo aquilo que aprendi durante os meus anos em MotoGP. A confiança do Lucio e da Honda foram cruciais para eu tomar a decisão de aceitar este desafio com esta fábrica. Gostaria de lhes agradecer por esta oportunidade”, refere o piloto espanhol.

Alex RinsTambém para Lucio Cecchinello, diretor de equipa da LCR Honda, a chegada de Alex Rins é uma boa notícia.

O responsável por liderar a formação privada de MotoGP sabe que Rins tem a rapidez que é preciso para garantir vitórias, tem uma grande experiência e conhecimentos para ajudar a LCR a afinar a Honda RC213V da melhor forma, sendo que para Alex Rins o maior problema tem sido a regularidade:

“Estou deliciado por anunciar que o Alex Rins será piloto da LCR Castrol em 2023. Acabámos de assinar o contrato, todas as três partes, por isso podemos finalmente anunciar. O Rins é um piloto experiente, um piloto rápido e que consegue acabar no pódio. Este conjunto de experiência e conhecimentos que lhe permitem dar indicações precisas aos técnicos, de acordo com o que eu ouvi, vão certamente ajudar-nos a melhorar o nosso pacote e almejar por mais pódios”, refere um satisfeito Lucio Cecchinello.

Refira-se que Alex Rins tem como melhor resultado final em MotoGP o terceiro lugar na temporada 2020.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades de contratos de pilotos para 2023. A não perder!