MotoGP 2022 Américas – Miguel Oliveira arranca de 20º

Piloto português Miguel Oliveira ficou-se pela Qualificação 1 e vai partir de 20º para o Grande Prémio das Américas.

Miguel Oliveira

Depois das melhorias sentidas na terceira sessão de treinos livres e do trabalho de preparar a longa corrida do Grande Prémio das Américas na quarta sessão de treinos livres, o piloto português Miguel Oliveira enfrentou a primeira qualificação de MotoGP sabendo que seria sempre complicado garantir um lugar que permitisse a passagem à ambicionada Qualificação 2.

Tal como as restantes KTM em pista, também Miguel Oliveira voltou a sentir dificuldades na Qualificação 1. Voltou a optar por montar pneus Michelin de composto duro na frente e macio na traseira. Mas o tempo rápido que precisava não apareceu, pese embora o piloto luso tenha tentado várias vezes “sacar” esse tempo.

O seu melhor tempo na Q1 foi de 2m03.983s, cerca de 1,4 segundos mais lento do que o mais rápido desta sessão, Jorge Martin (Pramac Ducati), que passou então à Q2 juntamente com Alex Rins (Suzuki Ecstar).

Miguel OliveiraMiguel Oliveira foi então o 10º classificado na Qualificação 1, o que significa que vai arrancar para o Grande Prémio das Américas da 20ª posição da grelha de partida de MotoGP.

Tendo em conta as dificuldades até agora sentidas pelo português e pela KTM, um arranque numa posição tão atrás e no meio da confusão do pelotão da categoria rainha será uma dificuldade acrescida numa corrida que já se esperava complicada.

Destaque também nesta Qualificação 1 para as duas Aprilia Racing.

As motos de Noale não foram capazes de confirmar a boa forma que mostraram até agora esta temporada, com Aleix Espargaró a não ir além da 13ª posição na grelha de partida – caiu no momento do ataque final ao cronómetro e num momento em que estava a discutir com outros pilotos mais lentos – enquanto Maverick Viñales parte logo atrás do seu companheiro de equipa na 14ª posição.