MotoGP 2022 Américas – Miguel Oliveira melhora mas não foge da Q1

Piloto português termina na 19ª posição após a terceira sessão de treinos livres. Miguel Oliveira melhora mas tem de ir à Q1. Fabio Quartararo o mais rápido no Circuito das Américas.

O Grande Prémio das Américas não está a correr de feição ao português Miguel Oliveira. O piloto da Red Bull KTM Factory, que esta temporada já venceu na Indonésia, terminou o primeiro dia na última posição da tabela de tempos após dois treinos livres onde sentiu muitas dificuldades de inserção da sua KTM RC16 em curva e na travagem. Hoje tinha a oportunidade de conseguir a entrada direta na Qualificação 2 se conseguisse melhorar na terceira sessão de treinos livres do Circuito das Américas.

De facto, Miguel Oliveira melhorou o seu melhor registo na terceira sessão de treinos livres rodando em 2m03.249s, o que revela que o português terá encontrado algo em termos de afinação da moto austríaca que lhe permitiu melhorar em quase 1,5 segundos o seu anterior registo.

Ainda assim, as dificuldades continuam a ser evidentes, e nem mesmo esta melhoria permitiu ao piloto da Red Bull KTM Factory ascender substancialmente na tabela de tempos. É agora o 19º piloto mais rápido no Circuito das Américas, e não conseguiu então fugir da Qualificação 1 que terá de terminar nas duas primeiras posições se quiser garantir a passagem à ambicionada Qualificação 2.

Miguel OliveiraRefira-se que nenhum piloto KTM conseguiu uma posição de destaque. O melhor foi mesmo Brad Binder (Red Bull KTM Factory) na 17ª posição. O que indica que a RC16 está mesmo em dificuldades sérias neste circuito americano.

Quanto aos mais rápidos em pista, essa honra acabou por ficar para Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que numa última volta conseguiu mesmo garantir a volta mais rápida até ao momento deste Grande Prémio das Américas ao rodar em 2m02.361s. Convém recordar que o recorde absoluto está nas mãos de Marc Márquez (Repsol Honda) em 2m02.135s.

Quem também aproveitou para se mostrar em bom nível foi Enea Bastianini (Gresini Racing). O jovem italiano, que já liderou a classificação de MotoGP depois da sua vitória no Grande Prémio do Qatar no arranque da temporada 2022, foi então o segundo mais rápido à frente de outra Ducati, neste caso da Ducati Lenovo Team de Jack Miller.

Miguel OliveiraAliás, a Ducati viu várias motos assegurarem a passagem direta à Q2 de MotoGP, algo que até agora não tínhamos visto nos GP anteriores. Nada menos do que quatro motos de Borgo Panigale estão diretamente na Q2, sendo que a única surpresa pela negativa será Jorge Martin (Pramac Ducati), com o espanhol a ver a terceira sessão de treinos livres afetada por uma queda que lhe retirou da ação por vários minutos.

Nesta sessão de treinos livres, a terceira do fim de semana no Texas, vimos novamente Marc Márquez estar em bom nível e assegurar também ele a passagem à Q2 com o 4º melhor registo, o espanhol que faz o seu regresso à competição depois da ausência por lesão de dois GP.

Destaque ainda para a ausência, de certa forma surpreendente, das duas Aprilia Racing. Maverick Viñales e Aleix Espargaró, embora não tenham terminado muito longe do “top 10”, acabaram por não terminar numa posição de acesso direto à Q2 e assim vão ter de acompanhar Miguel Oliveira na primeira qualificação de MotoGP.

Resultados combinados dos três treinos livres de MotoGP – GP das Américas

1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 2:02.361
2. Enea Bastianini (Gresini Racing) + 0.059
3. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 0.086
4. Marc Márquez (Repsol Honda) + 0.129
5. Johann Zarco (Pramac Racing) + 0.181
6. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) + 0.260
7. Pol Espargaro (Repsol Honda) + 0.437
8. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 0.513
9. Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) + 0.547
10. Luca Marini (Mooney VR46 Racing) + 0.560

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todos os resultados e novidades de MotoGP e deste Grande Prémio das Américas.