MotoGP 2022 Américas – Zarco surpreende e Miguel em dificuldades

O primeiro dia de MotoGP 2022 no Grande Prémio das Américas viu Johann Zarco surpreender e liderar os tempos, numa tabela em que Miguel Oliveira ocupa o último lugar.

MotoGP

Terminou já noite dentro – hora portuguesa – o primeiro dia de MotoGP 2022 a contar para o Grande Prémio das Américas. E neste dia de sexta-feira os resultados dos primeiros treinos livres da categoria rainha deixam tudo em aberto com muitos pilotos a surpreenderem. Um dos pilotos que surpreendeu foi Johann Zarco, com o piloto da Pramac Ducati a ser então o mais rápido da tabela de tempos combinados.

O francês optou por montar na sua Ducati Desmosedici GP22 pneus duro e macio, e foi com essa combinação de pneus slick Michelin que Zarco conseguiu bater todos os seus rivais. O piloto da Pramac Racing rodou em 2m02.542s, deixando outra Ducati, mas neste caso da equipa de fábrica, na segunda posição do primeiro dia de Grande Prémio das Américas.

Jack Miller (Ducati Lenovo Team) é quem ocupa a segunda posição na tabela de tempos ao rodar em 2m02.789s, pouco mais de duas décimas de diferença para o mais rápido.

Leia também – MotoGP 2022: Horários do Grande Prémio das Américas

MotoGPAtrás do australiano que parece estar em melhor forma no Circuito das Américas do que esteve na ronda anterior na Argentina, onde terminou em 14º na corrida de Termas de Rio Hondo e muito insatisfeito com a performance da sua Ducati, encontramos o campeão de MotoGP em título.

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) revelou antes do início do GP das Américas que agora está pronto para dar “tudo por tudo”, uma revelação que deixa antever um campeão mais agressivo na corrida do próximo domingo no COTA, um circuito que foi alvo de melhoramentos no asfalto e parece estar bastante mais “liso”, com menos ressaltos do que em anos anteriores.

Uma boa notícia para Quartararo que, quer pelo seu estilo de pilotagem, quer pelas características da Yamaha M1, necessita dessa suavidade do asfalto para manter maior velocidade em curva.

Boas prestações neste primeiro dia do Grande Prémio das Américas para vários pilotos.

Alex Rins (Suzuki Ecstar) liderou os tempos na primeira sessão de treinos e mostra-se muito à vontade no traçado americano. Convém recordar que Rins foi o único piloto a conseguir vencer no Circuito das Américas para além de Marc Márquez!

MotoGPE por falar em Marc Márquez (Repsol Honda), o espanhol está de volta e não parece estar particularmente afetado em termos físicos ou psicológicos. Márquez prometeu dar o máximo sem receio de sofrer uma queda e voltar a lesionar-se.

E nos primeiros treinos livres de MotoGP o oito vezes campeão mundial esteve muitas vezes entre os mais rápidos e termina o primeiro dia na 6ª posição. E sem quedas para os registos, o que é sempre importante no caso de Márquez.

Ainda na lista dos dez pilotos mais rápidos após os dois primeiros treinos livres, encontramos um cada vez mais sorridente (e rápido!) Maverick Viñales. O espanhol da Aprilia Racing foi desta feita melhor do que o seu companheiro de equipa e vencedor do GP da Argentina, Aleix Espargaró (11º), e o “Top Gun” como também é conhecido está na 7ª posição da tabela de tempos.

MotoGPPela negativa destacam-se os pilotos KTM. O fabricante austríaco não tem nenhuma moto nos dez mais rápidos. O seu melhor piloto é Brad Binder (Red Bull KTM Factory) que conseguiu num último esforço subir até à 13ª posição.

Já Miguel Oliveira, companheiro de equipa de Binder, teve um dia verdadeiramente negativo. Na primeira sessão de treinos livres de MotoGP o piloto português passou muitos minutos parado na box, saindo para a pista a poucos minutos do final dessa sessão e sendo então o 23º melhor.

Na segunda sessão de treinos conseguiu melhorar o seu registo pessoal anterior para 2m05.342s, ficando então a 2,8 segundos de diferença do mais rápido Johann Zarco. Um dia negativo e que obrigará a equipa Red Bull KTM Factory a trabalhar arduamente para disponibilizar a Miguel Oliveira uma moto competitiva.

Ainda existe a possibilidade de passar diretamente à Qualificação 2, mas para isso Miguel Oliveira terá de ter uma terceira sessão de treinos livres num nível muito superior ao que demonstrou até ao momento neste Grande Prémio das Américas.

MotoGPResultados do primeiro dia – Grande Prémio das Américas

  1. Johann Zarco (Pramac Racing) – 2:02.542
    2. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 0.247
    3. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) + 0.295
    4. Enea Bastianini (Gresini Racing) + 0.342
    5. Alex Rins (Suzuki Ecstar) + 0.488
    6. Marc Marquez (Repsol Honda) + 0.499
    7. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 0.543
    8. Joan Mir (Suzuki Ecstar) + 0.601
    9. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) + 0.645
    10. Jorge Martin (Pramac Racing) + 0.813
    24. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) +2,8s