MotoGP 2022 – Antevisão e horários do Grande Prémio da Austrália

Depois de uma longa ausência, o Grande Prémio da Austrália está de volta! Veja aqui a nossa antevisão e horários completos de MotoGP em Phillip Island.

A décima nona ronda da temporada 2022 de MotoGP aproxima-se a grande velocidade. O Grande Prémio da Austrália, no circuito de Phillip Island, bem perto do oceano, o que provoca sempre constantes alterações às condições climatéricas que os pilotos têm de enfrentar em pista, promete ser a continuação da série de grandes corridas que temos vindo a assistir desde que o paddock do Mundial de Velocidade iniciou a chamada ronda asiática.

Um fator importante para uma antevisão de uma corrida de MotoGP é, claro, perceber quais são as possíveis condições climatéricas que se fazem sentir no circuito durante o fim de semana de competição. De acordo com as previsões mais recentes, tudo aponta para que a chuva apareça em força no primeiro dia de treinos livres, sendo que a partir daí e até à corrida de MotoGP os pilotos possam rodar em pista com tempo seco.

austráliaNo entanto, o circuito australiano situa-se numa zona onde as condições climatéricas estão em constante evolução, e inclusivamente há menos de 24 horas era dado como certo que no domingo as corridas seriam à chuva. E sabemos como isso permite a alguns pilotos, como por exemplo Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) evidenciarem o seu talento.

De facto, o piloto português está agora a atravessar um momento muito bom na sua temporada. A vitória no recente GP da Tailândia, à chuva, voltou a deixar a KTM a pensar se de facto fez tudo o que podia (e devia) para garantir a permanência de Miguel Oliveira na marca. Por outro lado, a Aprilia Racing estará desejosa de poder contar com o talento do português o mais rápido possível.

Miguel Oliveira encontra-se em 8º na classificação de MotoGP, e no circuito de Phillip Island, até pelas suas mais recentes exibições, teremos de contar com o português da KTM na lista de pilotos candidatos aos lugares cimeiros da categoria rainha.

austráliaPorém, o grande foco dos fãs de MotoGP no Grande Prémio da Austrália estará centrado na discussão pelo título.

Mais do que nunca Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) está a sentir a pressão por parte de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) também não está muito mais atrás do campeão em título. Refira-se que Quartararo, para se concentrar apenas na sua missão de revalidar o título, anunciou que nos próximos tempos deixará de estar ativo nas redes sociais, como por exemplo no seu Instagram. Uma decisão que revela bem o nível de pressão a que está sujeito o piloto francês.

Por outro lado, “Pecco” Bagnaia, que sabe que terá a ajuda possível por parte de pilotos Ducati nesta luta por fazer regressar a casa de Borgo Panigale ao título de pilotos de MotoGP, quererá aproveitar todo o potencial da sua Desmosedici GP. Bagnaia está a apenas dois pontos de Quartararo no campeonato, e a corrida de Phillip Island poderá significar mudanças na ordem da classificação de pilotos.

Aleix Espargaró e a Aprilia Racing continuam a sonhar com o título. Embora o veterano espanhol não pareça estar tão exuberante, pelo menos os resultados obtidos mais recentemente isso indicam, a verdade é que está apenas 20 pontos atrás do campeão de MotoGP, pelo que não o podemos descartar da luta pela vitória no GP da Austrália.

E depois temos sempre de contar com outros pilotos que têm estado em destaque.

As duas Prima Pramac Ducati de Jorge Martin e Johann Zarco, a Gresini Racing por intermédio de Enea Bastianini, até mesmo a Honda através do oito vezes campeão do mundo Marc Márquez, ou ainda o recém-casado Jack Miller (Ducati Lenovo Team).

Todos estes são pilotos que terão uma palavra a dizer nos resultados do próximo fim de semana. Refira-se ainda que, depois de várias semanas de ausência, o espanhol e campeão de 2020, Joan Mir, está novamente dado como apto a competir, e assim voltará a pilotar a sua Suzuki GSX-RR que nas últimas corridas foi pilotada por diferentes pilotos, como Danilo Petrucci. Por outro lado, o japonês Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) continua fora de ação com lesão na mão.

E para que não deixe escapar nada do que acontece em pista, aqui ficam os horários de MotoGP na Austrália.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece no Grande Prémio da Austrália de MotoGP, com especial destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!

MotoGP – horários do Grande Prémio da Austrália

Quinta-feira 13 de outubro

23H00 – 23H40 – Moto3 – Treinos Livres 1

23H55 – 00H40 – MotoGP – Treinos Livres 1

Sexta-feira 14 de outubro

00H55 – 1H35 – Moto2 – Treinos Livres 1

03H15 – 03H55 – Moto3 – Treinos Livres 2

04H10 – 04H55 – MotoGP – Treinos Livres 2

05H10 – 05H50 – Moto2 – Treinos Livres 2

23H00 – 23h40 – Moto3 – Treinos Livres 3

23H55 – 00H40 – MotoGP – Treinos Livres 3

Sábado 15 de outubro

00H55 – 01H35 – Moto2 – Treinos Livres 3

02H35 – 02H50 – Moto3 – Qualificação 1

03H00 – 03H15 – Moto3 – Qualificação 2

03H30 – 04H00 – MotoGP – Treinos Livres 4

04H10 – 04H25 – MotoGP – Qualificação 1

04H35 – 04H50 – MotoGP – Qualificação 2

05H10 – 05H25 – Moto2 – Qualificação 1

05H35 – 05H50 – Moto2 – Qualificação 2

23H00 – 23H10 – Moto3 – Warm Up

23H20 – 23H30 – Moto2 – Warm Up

23H40 – 00H00 – MotoGP – Warm Up

Domingo 16 de outubro

01H00 – Moto3 – Corrida

02H20 – Moto2 – Corrida

04H00 – MotoGP – Corrida