MotoGP 2022 – Apresentação da Aprilia Racing

A casa de Noale apresenta o seu projeto desportivo para MotoGP 2022. Veja aqui a apresentação da Aprilia Racing e pilotos Maverick Viñales e Aleix Espargaró.

Aprilia Racing

Em Noale o departamento de competição Aprilia Racing tem estado totalmente concentrado no projeto de MotoGP 2022. Uma nova temporada que agora começa e precisamente num ano importante pois marca a passagem dos 30 anos da conquista do primeiro título mundial pela Aprilia.

A apresentação da equipa Aprilia Racing acontece no dia anterior ao início do último teste de pré-temporada em Mandalika. Os pilotos Maverick Viñales e Aleix Espargaró foram as estrelas do evento virtual que permitiu que fãs da marca em todo o mundo pudessem ver em primeira mão a nova Aprilia RS-GP.

Esta temporada começa com sinais muito positivos para a marca italiana. Bons resultados nos recentes testes privados e depois nos oficiais em Sepang. É a melhor forma de dar início ao projeto em MotoGP enquanto formação de fábrica, pois este ano a Aprilia Racing montou uma estrutura própria. Recordamos que até agora competiam em parceria com a Gresini Racing, estrutura que agora utiliza motos Ducati.

Aprilia RacingOs pilotos, claro, serão uma das peças fulcrais na engrenagem da Aprilia Racing. Esta será uma temporada em que teremos desde o primeiro Grande Prémio no Qatar, no início de março, a dupla Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

Aleix Espargaró #41

“Mal posso esperar por voltar para a pista com a minha equipa. Após muitos anos juntos, já não são apenas mecânicos ou engenheiros. São verdadeiramente parte da minha família, e desse ponto de vista, a pausa de inverno é demasiado longa. Estou extremamente entusiasmado. Os anos podem passar, mas eu continuo esfomeado como quando comecei e estava no pico da minha forma física. Para os primeiros testes escolhi um capacete com imagens das várias vitórias da Aprilia ao longo dos anos. O objetivo é adicionar mais imagens a esta galeria”.

Aprilia RacingMaverick Viñales #12

“Desde o primeiro momento nesta equipa que eu percebi que tinha sido escolhido para um objetivo: levar a Aprilia para o topo do MotoGP. Este é o objetivo para o qual estamos todos a trabalhar. Penso que não é justo fazer previsões. Penso que os resultados são a consequência direta dos nossos esforços. Tivemos a oportunidade de fazer algumas corridas juntos (em 2021) e começar a perceber aquilo que precisamos de forma recíproca. Teremos de explorar esta vantagem ao máximo. Estou altamente satisfeito com o trabalho que o departamento de competição realizou no inverno e agora o que falta é mostrar o nosso progresso em pista”.

Aprilia RacingQuem também se mostra entusiasmado com o início da nova temporada é o responsável da equipa. Massimo Rivola tem sido o homem que comanda as “tropas” em cada Grande Prémio. E em MotoGP 2022, será novamente ele a ter de optar pelas melhores estratégias:

“Esta é uma temporada importante. Estamos a entrar em MotoGP como uma equipa de fábrica precisamente no 30º aniversário do primeiro título da Aprilia conquistado por Alex Gramigni. Esta é uma grande responsabilidade, mas também uma grande motivação. Na minha opinião, a Aprilia RS-GP é a moto mais bonita e espero que venha a ser a mais rápida. Penso que fizemos um trabalho significativo, e com a certeza da direção que escolhemos”, refere Massimo Rivola.

Aprilia RacingTambém Romano Albesiano, diretor da Aprilia Racing, aproveitou a apresentação da equipa para dar a conhecer alguns dos detalhes que tornam a nova Aprilia RS-GP numa moto mais competitiva:

“A RS-GP de 2022 é uma evolução profunda da base fantástica usada em 2021. Focámo-nos nas principais áreas de performance. O motor sofreu importantes alterações internas, mantendo o layout anterior. A aerodinâmica está em constante evolução, e a área do chassis e software têm sido alteradas de forma a melhorar aspetos como travagem, aceleração e até a estratégia de arranque. Temos pilotos com características físicas muito diferentes e estilos de pilotagem diferentes, e isso significa que temos de desenvolver uma moto que se adapte a várias necessidades. Estou confiante que temos boas cartas para apresentar em 2022”.