MotoGP 2022 – Aprovado motor extra a partir do 19º GP

A Comissão de Grandes Prémios aprovou um motor extra para as equipas de MotoGP usarem a partir do 19º Grande Prémio.

Já com o primeiro dia do Grande Prémio de França em andamento, a Comissão de Grandes Prémios decidiu aprovar e anunciar uma alteração que altera bastante o que as equipas de MotoGP podem fazer ao longo da temporada. De acordo com a atualização agora anunciada, as equipas da categoria rainha terão um motor extra para usar a partir do 19º Grande Prémio da temporada.

Recordamos que até agora as equipas tinham apenas sete motores para usar em toda a temporada. As equipas com os benefícios das Concessões – atualmente apenas a Aprilia Racing – têm nove motores por temporada.

Porém, esta quantidade de motores por temporada foi definida numa altura em que o calendário do Mundial de Velocidade tinha menos de 20 Grandes Prémios por ano. Atualmente temos 21 Grandes Prémios, o que causa problemas para as equipas de MotoGP, que tinham de planificar uma gestão dos motores bastante mais cuidada para garantir que os seus pilotos não perdem pontos devido a problemas mecânicos em resultado de uma utilização excessiva de um dos motores disponíveis.

MotoGPCom o calendário do Mundial de Velocidade a crescer para um recorde de 21 Grandes Prémios em 2022, e podendo até acolher ainda mais corridas num futuro próximo, a Comissão de Grandes Prémios decidiu atualizar o regulamento e permitir às equipas a utilização de um motor extra.

Porém, o motor adicionado ao total de motores disponíveis por ano não estará disponível a não ser a partir da 19ª corrida, que nesta temporada 2022 será o Grande Prémio da Austrália em meados de outubro.

Assim, as novas regras que serão aplicadas com efeito imediato dizem o seguinte:

– No caso do calendário publicado pela Federação Internacional de Motociclismo antes da realização da primeira corrida do ano tiver menos de 21 Grandes Prémios, as equipas terão 7 motores disponíveis por piloto nessa temporada (9 motores no caso das equipas Concessão)

– No caso do calendário publicado pela Federação Internacional de Motociclismo antes da realização da primeira corrida do ano tiver 21 Grandes Prémios ou mais, as equipas terão 8 motores disponíveis por piloto nessa temporada (10 motores no caso das equipas Concessão)

– A utilização do 8º motor ou 10º motor no caso das equipas Concessão, apenas será permitida a partir da 19ª ronda da temporada

MotoGPEsta alteração ao número de motores disponíveis por temporada entra imediatamente em efeito.

Tendo em conta que as equipas de MotoGP já estavam a utilizar os seus motores a pensar que teriam 7 motores para competir em 21 Grandes Prémios (ou 9 motores no caso da Aprilia Racing), esta alteração poderá significar uma mudança importante na estratégia das equipas que podem agora utilizar os seus motores numa especificação mais “agressiva”, pois sabem que a partir do Grande Prémio da Austrália terão a oportunidade de utilizar um motor “fresco” e com zero quilómetros que terá apenas de aguentar as últimas três corridas do ano.