MotoGP 2022 Aragão – Miguel Oliveira com 7º tempo está na Q2!

O piloto português garante a passagem direta à Q2 de MotoGP no GP de Aragão. Miguel Oliveira foi o 7º mais rápido após a TL3.

Miguel Oliveira

Após o 15º tempo no final do primeiro dia de treinos livres de MotoGP no Grande Prémio de Aragão, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) reagiu de forma positiva e mostrou-se confiante para a terceira sessão de treinos livres da categoria rainha, que se realizou hoje de manhã no circuito Motorland Aragón.

E a verdade é que o piloto português tinha razões para estar confiante!

Miguel Oliveira, na derradeira saída para a pista para o ataque final ao cronómetro, rodou em 1m47.224s, o que o colocou no “top 3” dos tempos combinados das sessões de treinos livres quando faltavam apenas três minutos para o final da TL3.

Miguel OliveiraNos minutos finais muitos pilotos da categoria rainha exageraram na procura pelos tempos rápidos, e as quedas sucederam-se um pouco por todo o circuito espanhol, o que obrigou os comissários de pista a mostrar bandeiras amarelas, que por sua vez impediram muitos pilotos de realizar voltas rápidas que valessem para definir as primeiras dez posições.

Brad Binder (Red Bull KTM Factory), Alex Rins (Suzuki Ecstar) ou o regressado Cal Crutchlow (WithU RNF Yamaha) foram alguns dos pilotos que saborearam o amargo sabor do asfalto e escapatórias do circuito Motorland Aragón.

Quem já tinha feito o seu trabalho antes, como foi o caso de Miguel Oliveira, conseguiu então garantir um lugar no “top 10”, sendo que apesar do piloto português da KTM ter descido algumas posições nos segundos finais, mais precisamente de 3º para 7º, acabou mesmo por assegurar a passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP, situação que acontece pela segunda vez consecutiva e permite ao Miguel Oliveira disputar as melhores posições da grelha de partida para a corrida de amanhã do GP de Aragão.

Miguel OliveiraQuanto aos mais rápidos, acabou por ser o australiano Jack Miller (Ducati Lenovo Team) a bater tudo e todos com uma volta em 1m46.992s, seguido de perto pelo seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia e com Marco Bezzecchi (Mooney VR46) a fechar o lote dos três mais velozes até ao momento em MotoGP.

Nesta terceira sessão de treinos livres da categoria rainha a contar para o GP de Aragão, destaque para dois momentos de Marc Márquez (Repsol Honda).

Logo nos primeiros minutos da TL3 o piloto espanhol voltou a fazer um daqueles “saves” a que já nos habituou, salvando uma queda que parecia certa quando a roda da frente da sua Honda RC213V escorregou em demasia. Não caiu nesse momento, mas alguns minutos depois acabou mesmo por sofrer uma queda, sem consequências físicas para o piloto. Viria a terminar a sessão em 12º, mesmo tentando apanhar boleia de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).

Miguel OliveiraPor outro lado, o melhor piloto Honda é mesmo Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda), que num momento raro esta temporada 2022, consegue colocar diretamente a marca japonesa na Q2 com um 9º lugar na tabela de tempos combinados após as primeiras três sessões de treinos livres do GP de Aragão.

Uma última nota para o facto da Ducati dominar por completo a tabela de tempos. Os cinco primeiros após a TL3 são todos pilotos da marca italiana de Borgo Panigale.

E, curiosamente, isso é algo que contrasta com a outra marca italiana, Aprilia Racing, que vê os seus dois pilotos, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, falharem a passagem direta à Q2, com Aleix a ser apenas 11º e Viñales a não ir além do 17º, sendo mesmo um piloto que não melhorou o seu registo em comparação com o primeiro dia.

MotoGP – lista de pilotos que passam à Q2

1 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team)

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

3 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

4 – Enea Bastianini (Gresini Racing)

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

7 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory)

8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

9 – Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda)

10 – Alex Rins (Suzuki Ecstar)