MotoGP 2022 Aragão – Miguel Oliveira começa com 7º tempo

Numa primeira sessão de treinos livres de MotoGP que teve Aleix Espargaró como mais rápido, Miguel Oliveira começa o GP de Aragão com 7º tempo.

Miguel Oliveira

Com a realização da primeira sessão de treinos livres (TL1) de MotoGP, iniciou-se oficialmente em pista o Grande Prémio de Aragão. No circuito Motorland Aragón os pilotos da categoria rainha foram recebidos pelas boas condições climatéricas, podendo assim concentrar-se claramente numa afinação de pista seca, ao contrário do que aconteceu noutras rondas anteriores onde o clima esteve mais instável. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), que espera ser competitivo em Aragão, começa com um sólido 7º tempo.

O piloto português rodou em 1m49.005s obtido na sétima volta cumprida na TL1, e com essa sua melhor volta ao traçado espanhol colocou-se numa posição confortável dentro do “top 10”, posição que, recordamos, é necessária para garantir depois da TL3 a passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP.

Miguel Oliveira, que chegou a estar com a 6ª posição na tabela de tempos, mas acabou por descer a 7º nos momentos finais, começa assim o GP de Aragão com um resultado promissor. Veremos como continua a evoluir na segunda sessão de treinos reservada para o dia de hoje – clique aqui para ver os horários completos do fim de semana.

Miguel OliveiraQuanto ao topo da tabela de tempos, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) foi o mais rápido em pista. Ao rodar em 1m48.686s o piloto espanhol, terceiro classificado de MotoGP, bateu todos os rivais nesta primeira sessão de treinos em Motorland Aragón, mesmo não tendo evitado uma queda, sem grandes consequências para o piloto, quando entrava na última curva do traçado espanhol.

Refira-se ainda que Aleix Espargaró sentiu problemas em acionar o sistema de “holeshot” na sua Aprilia RS-GP já após o fim da TL1, no momento em que os pilotos estavam a treinar o arranque na longa reta de Motorland Aragón.

Miguel OliveiraFrancesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que tem estado imbatível nas últimas quatro corridas, continua a revelar estar num excelente momento de forma e começa este GP de Aragão com um segundo tempo na primeira sessão de treinos livres.

Bagnaia, que tem vindo a reduzir substancialmente a diferença que o separa de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) na luta pelo título, está à procura da quinta vitória consecutiva, e este arranque de Grande Prémio de Aragão é um bom indicador para o piloto italiano.

Quem também se quer mostrar frente ao seu público é Alex Rins (Suzuki Ecstar). O espanhol e a sua GSX-RR #42 fecharam o “top 3” deste treino livre matinal de MotoGP, ficando os três primeiros separados por menos de uma décima de segundo.

Miguel OliveiraRefira-se ainda que este fim de semana temos vários regressos à categoria rainha.

O mais mediático é o regresso de Marc Márquez (Repsol Honda). Na primeira sessão em pista a nível de competição oficial (testou em Misano), o oito vezes campeão terminou a pouco mais de meio segundo de Aleix Espargaró, estando então em 11º na tabela de tempos.

Joan Mir (Suzuki Ecstar) é outro piloto que regressa após lesão. O espanhol terminou em 17º, e imediatamente atrás de outro piloto que faz em Aragão o seu regresso, ainda que temporário, à categoria MotoGP. Cal Crutchlow (WithU RNF Yamaha) ocupa até final da temporada o lugar que foi até agora de Andrea Dovizioso, e neste primeiro contacto com o asfalto do Motorland Aragón foi 16º.

Destaque também para o facto dos 20 primeiros classificados neste primeiro treino livre de MotoGP estarem separados por menos de um segundo!

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar tudo o que acontece em MotoGP no Grande Prémio de Aragão, e com especial atenção às prestações do Miguel Oliveira. A não perder!