MotoGP 2022 Argentina – Aleix Espargaró faz primeira “pole” para Aprilia!

No que foi um “super sábado” de Grande Prémio da Argentina, a “pole position” ficou para Aleix Espargaró e Aprilia Racing. Miguel Oliveira vai arrancar de 16º.

Aleix Espargaró

Naquele que podemos definir como um “super sábado” de Grande Prémio da Argentina, com todas as sessões de treinos e qualificações condensadas num só dia, assistimos ao regresso das três categorias do Mundial de Velocidade ao circuito Termas de Rio Hondo e a uma excelente prestação de Aleix Espargaró e Aprilia Racing.

O traçado argentino foi assim o cenário para um dia intenso, carregado de emoções, principalmente para Aleix Espargaró e a Aprilia Racing, com boa temperatura ambiente e com os pilotos a darem tudo por tudo para obter os melhores tempos, o que foi uma missão algo complicada devido ao asfalto de Termas de Rio Hondo estar bastante sujo de poeira.

Depois de boas prestações tanto na primeira sessão de treinos livres como na segunda, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) falhou por escassas 9 milésimas a entrada direta na Qualificação 2 quando Luca Marini (Mooney VR46 Ducati) consegue, já depois da bandeira de xadrez ter fechado o segundo treino livre de MotoGP, destronar o português da 10ª posição.

Aleix EspargaróMiguel Oliveira mostrava estar a sentir-se confortável com uma combinação de pneus duro / macio na sua RC16. A primeira qualificação realizou-se com a presença de diversos pilotos que habitualmente lutam pelas melhores posições, como Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) ou ainda Pol Espargaró (Repsol Honda) e o líder do campeonato Enea Bastianini (Gresini Racing).

Na primeira tentativa de volta rápida Miguel Oliveira obteve o 3º tempo quando estávamos a cerca de oito minutos do fim da Q1. Por esta altura Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda), que de forma surpreendente conseguiu competir depois de receber resultado negativo de teste à Covid-19 quando supostamente não poderia competir por estar infetado, estava no topo da tabela de tempos, enquanto Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) aparentava estar em sofrimento aos comandos da Demosedici GP21.5 e na última posição.

Aleix Espargaró“Pecco” Bagnaia ainda melhorou o seu tempo num segundo momento de ataque ao cronómetro, mas o vice-campeão de MotoGP acabou a qualificação do Grande Prémio da Argentina em 4º e por isso arranca de 14º para a corrida de MotoGP amanhã no Termas de Rio Hondo. Continua a estar bastante abaixo do esperado.

Quanto ao piloto português, Miguel Oliveira ainda voltou a melhorar o seu registo na Q1. No início dos momentos finais de ataque ao cronómetro encontrava-se em 9º na tabela de tempos, conseguindo subir até 6º e por isso ocupará a 16ª posição na grelha de partida. A melhor volta do vencedor do GP da Indonésia foi em 1m38.871s.

Quem aproveitou para garantir a passagem à Q2 foi Pol Espargaró (Repsol Honda), que foi o mais rápido nesta primeira qualificação com 1m38.501s, pese embora tenha apanhado um valente susto com fortes abanadelas da sua RC213V na reta da meta de Termas de Rio Hondo. O espanhol avançou para a Q2 com a companhia do surpreendente Takaaki Nakagami.

Aleix EspargaróJá na decisiva Qualificação 2, e depois de ter terminado os treinos livres em 1º e 2º, a Aprilia Racing viu Aleix Espargaró a oferecer à marca de Noale aquela que é a sua primeira “pole position” na era moderna de MotoGP!

O espanhol tem estado em boa forma ao longo do fim de semana argentino, e a RS-GP, cada vez mais competitiva, inclusive pelas mãos de Maverick Viñales que foi 5º, será uma moto a ter em conta na longa corrida da categoria rainha do Grande Prémio da Argentina. Esta é também a primeira “pole” para Aleix desde o GP da Catalunha em 2015.

Aleix Espargaró terá a seu lado o compatriota Jorge Martin (Pramac Ducati), que chegou a deter o melhor tempo, mas foi então batido pelo piloto da Aprilia Racing, e a primeira linha da grelha de partida fica completa com uma surpresa: Luca Marini! O piloto da Mooney VR46 oferece à equipa de Valentino Rossi o primeiro resultado em qualificação entre os três mais rápidos, ele que 24 horas antes não tinha a sua Desmosedici GP22 devido aos problemas de logística.

Será que depois deste feito em qualificação, Aleix Espargaró tem o que é preciso em corrida para garantir a vitória para a Aprilia Racing?

Veja aqui os horários atualizados do Grande Prémio da Argentina

Moto2

Fermin Aldeguer (MB Conveyors Speed Up) destacou-se neste “super sábado” do Grande Prémio da Argentina ao obter a sua primeira “pole position” em Moto2. O piloto espanhol tornou-se no mais jovem de sempre a alcançar o melhor tempo em qualificação na categoria intermédia do Mundial de Velocidade.

Com apenas 16 anos, Aldeguer revelou estar sempre muito à vontade nesta sua primeira visita ao traçado Termas de Rio Hondo. A sua melhor volta em 1m43.306s deixa-o ainda a cerca de oito décimas do recorde absoluto de Marcel Schrotter que se mantém intocável desde 2019.

Ainda assim o jovem espanhol bateu o compatriota Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo), com Tony Arbolino (Elf Marc VDS) a fechar a primeira fila da grelha de partida das Moto2 no Grande Prémio da Argentina.

Convém referir que a competitividade na categoria intermédia está ao rubro, com os primeiros dez na qualificação separados por menos de meio segundo!

Resultados da Qualificação – Moto2

  1. Fermin Aldeguer (MB Conveyors Speed Up) – 1:43.306
    2. Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo) + 0.150
    3. Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) + 0.207
    4. Albert Arenas (Autosolar GasGas Aspar Team) + 0.309
    5. Jake Dixon (Autosolar GasGas Aspar Team) + 0.316
    6. Celestino Vietti (Mooney VR46 Racing Team) + 0.339
    7. Somkiat Chantra (Idemitsu Honda Team Asia) + 0.365
    8. Ai Ogura (Idemitsu Honda Team Asia) + 0.404
    9. Bo Bendsneyder (Pertamina Mandalika SAG Team) + 0.421
    10. Manuel Gonzalez (Yamaha VR46 Master Camp Team) + 0.455

Moto3

Na categoria inferior do Mundial de Velocidade foi novamente um espanhol a agarrar a “pole position”. Neste caso foi Sergio Garcia (Solunion GasGas Aspar) que alcançou a segunda “pole” da sua carreira no mundial Moto3. Aliás, Garcia com uma volta em 1m48.429s consegue, mesmo que por pouco, bater o recorde absoluto da categoria que ainda estava na posse do português Miguel Oliveira desde 2015.

Com os pilotos de Moto3 a demorarem muito tempo para sair da box à espera de apanhar “boleia” em pista para fazerem o seu tempo, quase todos acabaram por ter uma ou duas voltas apenas para fazer o seu tempo em qualificação. Uma situação caricata, que não infringe regras, mas que coloca desafios especiais aos pilotos.

Assim, a fechar a primeira fila da grelha de partida das Moto3 temos ainda Ayumu Sasaki (Sterilgarda Husqvarna Max), que terá na corrida de domingo de cumprir uma “long lap penalty” por conduta irresponsável no GP da Indonésia, pelo que o segundo lugar na grelha de partida será excelente, e Izan Guevara (Solunion GasGas Aspar) fecha com o terceiro lugar na qualificação.

Resultados Qualificação – Moto3

  1. Sergio Garcia (Solunion GasGas Aspar Team) – 1:48.429
    2. Ayumu Sasaki (Sterilgarda Husqvarna Max) + 0.171
    3. Izan Guevara (Solunion GasGas Aspar Team) + 0.195
    4. Riccardo Rossi (SIC58 Squadra Corse) + 0.297
    5. Joel Kelso (CIP Green Power) + 0.306
    6. Daniel Holgado (Red Bull KTM Ajo) + 0.436
    7. Xavier Artigas (CFMoto Racing PrüstelGP) + 0.514
    8. Andrea Migno (Rivacold Snipers Team) + 0.524
    9. Tatsuki Suzuki (Leopard Racing) + 0.621
    10. Diogo Moreira (MT Helmets – MSI) + 0.632

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos dar-lhe todos os resultados do Grande Prémio da Argentina. A não perder!