MotoGP 2022 Austrália – Miguel Oliveira tem de passar pela Q1

O piloto português termina a TL3 com o 16º tempo. Miguel Oliveira tem de passar pela Q1, com Marc Márquez a destronar Zarco.

Os pilotos de MotoGP voltaram hoje à pista para dar início ao segundo dia de Grande Prémio da Austrália. Com o circuito Phillip Island a apresentar melhores condições, principalmente devido ao vento menos intenso e já com o asfalto totalmente seco, os pilotos da categoria rainha melhoraram todos os seus melhores registos e Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) fecha a TL3 com o 16º tempo.

O piloto português, que no primeiro dia tinha ficado às portas do “top 10”, e apesar de desconfortável com a moto nestas condições mantinha a ambição de aceder diretamente à Qualificação 2 de MotoGP, acabou por ficar fora dessa sessão, pelo menos de forma direta. Miguel Oliveira conseguiu rodar em 1m29.133s, optando por equipar a sua KTM RC16 com uma combinação de pneus médio / macio.

Miguel OliveiraA pouco mais de dez minutos do fim da sessão o piloto luso chegou a estar em segundo na tabela de tempos combinados, numa altura em que rodava sozinho, sem apanhar “boleia” de outro piloto, o que fazia prever que tinha ritmo e capacidade para ser mais rápido nos minutos finais.

Depois passou pela box e aí ficou alguns minutos a preparar o derradeiro “time attack”, e foi daí que viu os rivais a conseguirem melhorar significativamente os seus tempos por volta, e desta feita com maiores diferenças de tempo entre pilotos.

Perdendo várias posições, Miguel Oliveira regressou à pista para tentar subir novamente na ordem da classificação destes decisivos treinos livres, porém, o seu derradeiro esforço não foi suficiente para garantir a entrada direta na Q2, tendo assim de competir na Q1 da categoria rainha neste Grande Prémio da Austrália.

Miguel OliveiraNo topo da tabela de tempos acabou por ficar Marc Márquez (Repsol Honda). Com o piloto espanhol a destacar o trabalho positivo que tem vindo a fazer com a equipa ao nível do pacote aerodinâmico da Honda RC213V, mas já a pensar em 2023, e aproveitando a “boleia” de Aleix Espargaró (Aprilia Racing), o oito vezes campeão do mundo rodou em 1m28.462s, destronando o até agora imbatível Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).

Refira-se que Zarco tinha sido até agora o mais rápido em pista, mas após a TL3 ficou em 11º e assim também terá de passar pela Q1.

No segundo lugar, e de forma muito surpreendente, temos agora Luca Marini. O piloto da Mooney VR46, que até agora tinha estado praticamente desaparecido em Phillip Island, parece ter encontrado alguma coisa que o fez aumentar significativamente o seu ritmo, e Marini não deixou escapar a oportunidade de garantir uma excelente posição nesta TL3 e assim passa direto à Q2.

Logo atrás, em terceiro, vemos Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Quanto aos candidatos ao título de MotoGP, Aleix Espargaró em 4º é aquele que consegue o melhor resultado no final dos três primeiros treinos livres da categoria rainha, e vê Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) ser 8º, enquanto o líder do campeonato, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) apenas consegue garantir a passagem direta à Q2 mesmo no limite, terminando com o 10º melhor registo.

Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à pista? Então só tem de clicar aqui e ficar a par dos horários completos do Grande Prémio da Austrália!