MotoGP 2022 Áustria – Miguel Oliveira falha Q2 direta com 18º tempo

Na terceira sessão de treinos livres de MotoGP o português da KTM foi 18º. Miguel Oliveira falha entrada direta na Q2 e Zarco faz novo recorde.

Foi sob um céu bastante carregado de nuvens cinzentas, e por isso com ameaça de chuva, que felizmente não apareceu no Red Bull Ring, que se realizou a terceira e decisiva sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Áustria. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) chegou a estar com o segundo melhor tempo da sessão, mas terminou com o 18º e por isso falha a entrada direta na Qualificação 2.

Para o piloto português este resultado é uma desilusão. Com expectativas bem elevadas para este GP, e num circuito KTM, onde a marca austríaca testa bastante e por isso tem muitos dados para afinar a RC16, Miguel Oliveira não conseguiu terminar a terceira sessão de treinos livres de MotoGP dentro do grupo dos dez mais rápidos.

A meio da sessão parecia que o piloto português estava bastante confortável e conseguia mesmo discutir o melhor tempo com Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).

Miguel OliveiraMiguel Oliveira, que já sabemos vai receber ainda hoje uma nova oferta da KTM Racing para se juntar à sua equipa satélite em 2023, a GasGas Factory Team, foi dos primeiros pilotos da categoria rainha a melhorar o seu tempo em comparação com o primeiro dia. A meio da sessão desta manhã de sábado saltou para segundo a apenas 3 milésimas do primeiro tempo de Zarco.

Mas a partir daí, e apesar de ter conseguido melhorar um pouco mais o seu melhor registo, não mais conseguiu manter-se no “top 10”, descendo até à 18ª posição na tabela de tempos nos momentos finais de ataque ao cronómetro. Com um tempo de 1m29.821s falhou a entrada direta na Q2 de MotoGP, tendo por isso de enfrentar o esforço adicional da Q1.

Miguel OliveiraQuanto aos mais rápidos em pista e que garantiram a passagem direta a essa ambicionada Q2 do Grande Prémio da Áustria, temos Johann Zarco – que sofreu um enorme susto quando Aleix Espargaró (Aprilia Racing) lhe fez uma razia em plena aceleração entre a curva 1 e a nova chicane do Red Bull Ring – a ser o mais rápido, tal como tinha sido ontem.

O francês rodou novamente mais rápido do que todos os rivais e registou o novo recorde absoluto do traçado austríaco com novo layout em 1m28.964s. Foi suficiente para destronar o compatriota Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que sabendo que a sua Yamaha M1 e o motor quatro em linha não estão particularmente à vontade neste circuito frente ao poder dos motores V4 italianos, tenta fazer a diferença com o seu estilo de pilotagem.

Miguel OliveiraQuartararo ficou em segundo e viu Aleix Espargaró (que chegou a cair) não conseguir a passagem direta à Q2 por apenas duas milésimas. Aliás, foi a primeira vez desde o GP das Américas que o mais velho dos irmãos Espargaró falha a Q2 de forma direta.

O “top 3” fica completo com a presença de Jack Miller (Ducati Lenovo Team), com o australiano a liderar um “comboio” de motos Ducati, mostrando que as Desmosedici de Borgo Panigale estão bastante confortáveis neste circuito Red Bull Ring. Ao contrário do primeiro dia não estão 7 Ducati nas dez primeiras posições, mas ainda assim a marca italiana tem 5 motos nessas posições.

Refira-se que entre os pilotos que passam diretamente à Q2 de MotoGP encontramos ainda Alex Rins (Suzuki Ecstar) e o seu companheiro de equipa Joan Mir, Maverick Viñales, que de maiores dificuldades de Aleix Espargaró assume a posição de liderança da Aprilia Racing, e ainda Brad Binder (Red Bull KTM Factory), com o sul-africano a ser novamente o melhor piloto da marca austríaca salvando a “honra” da KTM no seu circuito.

Clique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio da Áustria

MotoGP – resultados dos treinos livres

1 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

3 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team)

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

6 – Enea Bastianini (Gresini Ducati)

7 – Alex Rins (Suzuki Ecstar)

8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

10 – Joan Mir (Suzuki Ecstar)

18 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory)