MotoGP 2022 Áustria – Miguel Oliveira fecha primeiro treino em 13º

Numa primeira sessão de treinos do GP da Áustria o português ficou a 1,6 segundos de Jack Miller. Miguel Oliveira foi 13º na TL1.

Está terminada a primeira sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Áustria, num redesenhado circuito Red Bull Ring, que agora apresenta uma chicane bastante lenta que adiciona ao traçado austríaco as curvas 2a e 2b. Nesta primeira saída à pista Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) terminou em 13º e a 1,6 segundos do mais rápido em pista que foi Jack Miller (Ducati Lenovo Team).

Numa sessão marcada pelo aparecimento do sol depois da enorme tempestade que se abateu ontem sobre o circuito, o que permitiu aos pilotos usufruírem de uma trajetória seca e o asfalto a secar o suficiente para usarem pneus slick, e assim tentarem desde já registar tempos rápidos para garantir passagem à Q2 de MotoGP tentando “escapar” às previsões de chuva para o que falta deste GP, Miguel Oliveira conseguiu uma série de voltas bem rápidas numa primeira saída.

Miguel OliveiraMostrando a sua capacidade de pilotar a KTM RC16 em condições de menor aderência do asfalto, o piloto português chegou a estar no topo da tabela de tempos. Depois, e apesar de mais algumas voltas rápidas, mesmo com pneus slick, Miguel Oliveira acabou por descer na ordem da classificação deste primeiro treino livre de MotoGP do GP da Áustria.

Terminou então a TL1 com um registo que o deixa na 13ª posição da tabela de tempos, ele que durante grande parte deste treino foi a melhor KTM em pista, mas acabou por ser batido nesse detalhe pelo seu companheiro de equipa Brad Binder (7º). Refira-se que as KTM RC16 da equipa de fábrica continuam a usar o novo sistema de escape que visa suavizar a entrega de potência do motor V4 da KTM.

Miguel OliveiraQuem se mostrou muito à vontade com as condições de pista foi o australiano Jack Miller. O piloto da Ducati Lenovo Team fez diversas voltas consecutivas sempre a melhorar o seu tempo, que já era o melhor, e numa fase final levou a sua Desmosedici GP22 a registar mesmo o melhor tempo para já, com uma volta em 1m30.756s.

Ao contrário do que habitual vemos na categoria rainha, com pilotos separados por curtas milésimas, desta feita Miller esteve num nível superior aos restantes pilotos de MotoGP, ficando com uma vantagem de mais de seis décimas para Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), com o francês a conseguir num derradeiro esforço nesta primeira sessão de treinos livres ascender à segunda posição.

Miguel OliveiraJá o “top 3” fica completo com a presença do espanhol Joan Mir. O campeão de MotoGP em 2020 e ainda piloto da Suzuki Ecstar – estará perto de anunciar contrato com a Repsol Honda para 2023 – foi o 3º melhor, mas já a mais de oito décimas.

Entre os pilotos mais envolvidos na batalha pelo título de 2022, refira-se que, apesar do Red Bull Ring não ser uma pista favorável à Yamaha M1, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) foi aquele que melhor tempo conseguiu (5º).

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), terceiro no campeonato e que está à procura da quarta vitória consecutiva para reforçar a sua candidatura ao título, foi apenas 16º, uma posição à frente de Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que viu o seu companheiro de equipa Maverick Viñales ser o mais veloz dos pilotos da casa de Noale, com “Top Gun” a ser 11º.

Refira-se que Aleix Espargaró sente ainda dores no seu pé, resultado da queda violenta que sofreu no GP anterior, pelo que o espanhol ainda não está a 100% em termos físicos.

Quer saber quando os pilotos de MotoGP regressam à pista? Clique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio da Áustria.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece em MotoGP neste Grande Prémio da Áustria, e com especial atenção às prestações de Miguel Oliveira. A não perder!