MotoGP 2022 – Bagnaia devia ser penalizado? Veja aqui o vídeo!

O Painel de Comissários de MotoGP está na “mira” daqueles que defendem penalização para Francesco Bagnaia pelo que fez no Warm Up.

bagnaia

O Grande Prémio da Austrália de 2022 ficará na memória dos fãs de MotoGP. Foram 27 voltas carregadas de intensidade e emoção, com o circuito de Phillip Island a proporcionar-nos aquela que é, até ao momento, a melhor corrida de MotoGP do ano. Até pelo impacto dos resultados na classificação do campeonato, com mudança de líder e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a passar Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).

Mas este fim de semana na Austrália assistimos a vários momentos que foram particularmente comentados pelos fãs da categoria rainha. Por exemplo, as duas penalizações sofridas por Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) após a qualificação foram bastante comentadas e analisadas ao pormenor.

E dessas penalizações, assumidas pelo próprio Miguel Oliveira como culpa sua, surgiram depois reações diversas e até comparações com o que vieram a ser as decisões do Painel de Comissários de MotoGP em relação a Francesco Bagnaia, devido ao que o italiano fez na sessão Warm Up, e, nomeadamente, no momento de treinar o arranque.

bagnaiaMuitos fãs questionam-se do porquê de Bagnaia não ter sido penalizado por ter, nas suas opiniões, arrancado duas vezes durante o momento em que treinou o arranque no Warm Up. Se o Painel de Comissários penalizou Miguel Oliveira, e outros pilotos noutros GP, certamente que Bagnaia teria de ser penalizado também à vista dos regulamentos.

Mas não foi. O que inflamou ainda mais as reações nas redes sociais, com acusações de que Bagnaia (entre outros pilotos) é constantemente beneficiado e estará a ser “empurrado” para o título de pilotos de MotoGP em 2022.

bagnaiaA verdade é que a situação em questão está prevista no regulamento específico do Grande Prémio da Austrália, e onde se lê “Os pilotos apenas podem treinar um arranque dentro da Zona (parte do circuito definida para o efeito). Não é permitido começar, e depois mais à frente na pista parar para fazer novo arranque”.

As imagens do sucedido não são fáceis de encontrar. Porém, e graças a Anthony Katern, numa resposta a uma publicação na rede Twitter, temos acesso ao vídeo do momento em que Francesco Bagnaia terá alegadamente treinado por duas vezes o arranque na sessão Warm Up.

No vídeo podemos ver os pilotos de MotoGP a formarem um grupo de motos paradas antes de treinar o arranque na zona definida para o efeito em Phillip Island. Depois de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) arrancar, partindo de parado numa zona ligeiramente adiantada em relação ao grupo atrás de si, Francesco Bagnaia move a sua moto para a zona onde estava Binder, prepara a sua Ducati Desmosedici para o arranque, e depois arranca a toda a velocidade não parando mais.

O vídeo mostra de facto o piloto italiano a mover a sua moto, parar mais à frente, e depois então arrancar em definitivo. Mas será que podemos considerar isto como treinar dois arranques e infringir as regras?

No entendimento do Painel de Comissários não terá sido um treino de dois arranques. Possivelmente terão entendido que o piloto avançou a sua moto para se afastar do grupo de pilotos atrás de si, e depois sim, treinou o arranque.

Por outro lado, convém referir que a equipa que seria mais beneficiada por Bagnaia ser penalizado no GP da Austrália num momento crucial da temporada e da luta pelo título, a Monster Energy Yamaha, nem sequer protestou esta situação ou comentou o sucedido, dando a entender que não viram ali nada de errado.

Veja o vídeo acima e deixamos para si perceber o que aconteceu, e se de facto Francesco Bagnaia deveria ser penalizado por isto, ou se, em última análise, até estará a ser beneficiado em relação a outros pilotos de MotoGP.