MotoGP 2022 Catalunha – Dobradinha Aprilia e Miguel Oliveira em 19º

Aleix Espargaró e Maverick Viñales oferecem dobradinha à Aprilia no primeiro dia de GP da Catalunha, com Miguel Oliveira a não ir além de 19º.

Com a temperatura do asfalto do traçado Barcelona-Catalunha a atingir valores superiores aos 50 graus Celsius, os pilotos de MotoGP cumpriram a segunda das sessões de treinos livres do primeiro dia de Grande Prémio da Catalunha. Neste início de nona ronda da temporada 2022, destaque para a dobradinha da Aprilia e para o 19º tempo obtido por Miguel Oliveira.

Precisamente o piloto português da Red Bull KTM Factory melhorou o seu registo no traçado catalão, passando do 1m40.901s na TL1 para o 1m40.821s na sessão treinos livres 2. Uma melhoria que ainda assim fica aquém do necessário para manter Miguel Oliveira dentro da lista dos dez mais velozes na tabela de tempos combinados.

Na realidade, o piloto português desceu bastante na ordem da classificação do primeiro dia de treinos do Grande Prémio da Catalunha. Foi 8º na sessão da manhã, mas nesta sessão após a pausa de almoço a sua KTM RC16 parece não ter conseguido adaptar-se à temperatura mais elevada.

MotoGPAliás, tal como a grande maioria dos pilotos de MotoGP, também Miguel Oliveira optou por sair para a pista num último ataque ao cronómetro com a sua moto equipada com pneus Michelin slick de composto macio em ambas as rodas, algo que não temos visto muitas vezes na moto austríaca, que parece dar-se melhor, principalmente, com pneu dianteiro de composto médio ou duro.

Com o 19º tempo para já na tabela de tempos combinados, Miguel Oliveira e a equipa Red Bull KTM Factory terão uma manhã de sábado com bastante trabalho ao nível da procura de melhores afinações, isto para permitir depois ao piloto de Almada tentar entrar no “top 10” após a TL3 e garantir a passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP.

Refira-se que o seu companheiro de equipa Brad Binder, aparenta estar em contraciclo, e depois de uma manhã em que esteve discreto, o piloto sul-africano conseguiu saltar para a 6ª posição na tabela de tempos combinados, aproveitando algumas boleias para atingir o seu melhor registo até ao momento.

MotoGPQuanto ao topo da tabela de tempos combinados das duas primeiras sessões de treinos livres da categoria rainha, encontramos a Aprilia Racing a dobrar!

A marca italiana e a sua equipa de fábrica estão a atravessar um momento de forma muito positivo. Depois de uma vitória na Argentina e vários pódios consecutivos por Aleix Espargaró, que foi mesmo o mais rápido deste primeiro dia do Grande Prémio da Catalunha ao rodar em 1m39.402s, e alimenta o sonho de vencer em casa perante os seus fãs, ele que é natural de Granollers a poucos quilómetros do circuito, a casa de Noale está a ver Maverick Viñales subir de patamar e voltar aos lugares que tantas vezes esteve noutros tempos.

É verdade que Aleix Espargaró colocou uma diferença de três décimas entre si e Viñales, mas a realidade é que essa diferença apenas ficou assim definida depois do segundo classificado do campeonato realizar uma última volta lançada, pois a diferença era bastante mais curta. Viñales não esconde a satisfação por finalmente parecer estar a conseguir trabalhar em conjunto com a Aprilia RS-GP, e talvez a renovação de contrato esteja a dar ao piloto espanhol a tranquilidade que precisava.

MotoGPA fechar o lote dos três mais rápidos encontramos no final do primeiro dia de Grande Prémio da Catalunha o italiano Enea Bastianini (Gresini Racing). O italiano também não esteve particularmente rápido na parte da manhã, mas quando foi preciso “apertar” o ritmo e atacar o cronómetro, o vencedor de três corridas de MotoGP em 2022 conseguiu elevar o seu ritmo e rodar em 1m39.890s.

Na lista de tempos que confere acesso provisório à Q2, vemos ainda Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) em 4º, Jorge Martin (Pramac Racing) em 5º, Brad Binder como referimos em 6º, o australiano Jack Miller que se mostrou discreto na TL1, e que dizem já ter assinado com a KTM, fecha o primeiro dia com o 7º melhor tempo, Alex Rins (Suzuki Ecstar) que liderou na manhã não conseguiu melhorar o seu tempo e fica em 8º ainda assim, enquanto as duas Monster Energy Yamaha fecham o “top 10”, com Fabio Quartararo na frente de Franco Morbidelli.

MotoGPQuer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à pista para continuar o Grande Prémio da Catalunha? Então clique aqui para ficar a par dos horários completos para o fim de semana.

E fique atento a www.motojornal.pt para saber todos os resultados do GP da Catalunha com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira. A não perder!