MotoGP 2022 Catalunha – Miguel Oliveira 18º vai à Q1

O português vai passar pela Q1 ao ser 18º mais rápido na TL3. Miguel Oliveira sofre com a falta de aderência, enquanto Aleix Espargaró faz novo recorde absoluto.

Miguel Oliveira

O asfalto do circuito Barcelona-Catalunha apresenta características muitos particulares. A sua superfície, com o aumentar de temperatura e a passagem das motos, que vão deixando mais borracha a cada volta, acaba por se tornar demasiado escorregadia e assim os pilotos acabam por sofrer com a falta de aderência pois o asfalto é demasiado escorregadio. Esse é um dos problemas de Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) que terminou a terceira sessão de treinos livres de MotoGP com o 18º tempo, e terá assim de passar pela Qualificação 1.

Nesta TL3 da categoria rainha a contar para o Grande Prémio da Catalunha, assistimos a algumas mudanças na tabela de tempos combinados que definiu os dez pilotos que passam diretamente à ambicionada Q2, e aqueles que vão tentar a sua sorte na Q1.

Quanto ao Miguel Oliveira, e depois de ontem ter sido 19º, nesta primeira sessão da manhã de sábado na Catalunha conseguiu melhorar em quase um segundo o seu melhor registo. Mas as dificuldades de colocar a potência gerada pelo motor V4 da sua KTM RC16 no asfalto continuam, e assim apenas foi possível subir a 18º, com a sua melhor volta a ficar no 1m39.856s.

Miguel OliveiraRefira-se que todas as quatro KTM RC16 em competição não estão em boas posições. Nem mesmo Brad Binder, que ontem tinha entrado no “top 10”, conseguiu manter-se nessas posições cimeiras, e mesmo melhorando o seu tempo por volta desceu para 16º após a terceira sessão de treinos livres de MotoGP.

Pior ainda estão os “rookies” da Tech3 KTM, Remy Gardner e Raul Fernandez, que apenas só não são batidos pelo alemão Stefan Bradl (Repsol Honda), que deixou o seu papel de piloto de testes para ocupar o lugar de Marc Márquez, entretanto operado nos Estados Unidos e que estará fora de ação vários meses.

Em sentido oposto às KTM, temos Aleix Espargaró (Aprilia Racing). Foi o mais rápido do primeiro dia lado a lado com Maverick Viñales. E embora o seu compatriota tenha ficado fora dos dez primeiros depois da TL3, queixando-se, claro, da falta de aderência do asfalto do circuito catalão, Aleix Espargaró não parece estar a ser afetado por esse problema e inclusivamente logrou um novo recorde absoluto!

Miguel OliveiraO mais velho dos irmãos Espargaró rodou em 1m38.771s aos comandos da sua Aprilia RS-GP, e continua assim o seu sonho de vencer em casa. Para já o seu plano para o fim de semana continua a correr conforme os seus desejos, Aleix Espargaró é o mais forte candidato à “pole position” de MotoGP neste Grande Prémio da Catalunha.

Na tabela de tempos combinados temos também de referir algumas surpresas neste início de segundo dia de GP da Catalunha.

Por exemplo Johann Zarco (Pramac Racing). O francês esteve discreto, bastante discreto, no primeiro dia, mas numa fase decisiva do fim de semana Zarco elevou o seu ritmo e encontrou forma da sua Ducati Desmosedici GP22 passar a potência para o asfalto e assim ascendeu de posições secundárias para a 2ª posição na tabela de tempos, precisamente à frente do espanhol Jorge Martin, seu companheiro de equipa.

Miguel OliveiraDe facto, para a Ducati esta terceira sessão de treinos livres foi bastante positiva, pois contam ainda no “top 10” com Francesco Bagnaia e Jack Miller (4º e 5º respetivamente), nas motos da equipa de fábrica Ducati Lenovo Team, Luca Marini (Mooney VR46) é 7º num último esforço, enquanto o “rookie” Fabio di Giannantonio (Gresini Racing), depois da surpreendente “pole position” há uma semana em Mugello, consegue ser 10º e volta a estar na Q2 de MotoGP.

Nesta tabela de tempos dos dez primeiros entram ainda Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em 6º, Pol Espargaró (Repsol Honda) em 8º, enquanto Alex Rins (Suzuki Ecstar) é o 9º. Todos passam à qualificação 2.

Do dia anterior para este segundo dia de Grande Prémio da Catalunha destaque para Maverick Viñales, que, como já referimos, não se manteve nos lugares de acesso à Q2 depois de ser segundo nos tempos do primeiro dia. Viñales desceu para 11º, ficando muito perto do “top 10”, mas falhando esse acesso direto. Enea Bastianini (Gresini Racing), 3º no primeiro dia, desceu a 12º e é também um dos grandes nomes a estar na Q1, tal como o campeão de 2020 Joan Mir (Suzuki Ecstar).

Todos estes pilotos estarão com Miguel Oliveira no que será uma competitiva sessão qualificação 1 de MotoGP. Relembramos que apenas os dois primeiros classificados nessa sessão passam à Q2 para discutirem os 12 primeiros lugares na grelha de partida.

Quer saber quando os pilotos de MotoGP voltam a entrar em pista? Então clique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio da Catalunha!

E fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto todos os acontecimentos deste Grande Prémio da Catalunha. A não perder!