MotoGP 2022 Catalunha – Miguel Oliveira arranca de 16º

Miguel Oliveira fica a menos de duas décimas da Q2. O piloto português arranca de 16º para o GP da Catalunha. Aleix Espargaró está na “pole”.

Tendo vencido o Grande Prémio da Catalunha em grande estilo na temporada 2021, naturalmente Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) gostaria de repetir o resultado este ano. Mas numa categoria rainha onde impera a competitividade, o piloto português acabou por falhar o acesso à Qualificação 2 de MotoGP por menos de duas décimas, e assim terá, mais uma vez, um início de corrida no meio do pelotão.

Na segunda “run” da Q1 de MotoGP, Miguel Oliveira saiu para a pista decidido a agarrar a passagem à sessão de qualificação seguinte. Aproveitando a referência de Joan Mir (Suzuki Ecstar) à sua frente, o piloto português realizou um par de voltas finais verdadeiramente ao ataque.

Com a sua melhor volta deste fim de semana em 1m39.420s, claramente mais rápido do que tinha sido na terceira sessão de treinos livres, e em condições muito complicadas de aderência, facto destacado por todos os pilotos, Miguel Oliveira chegou a estar por breves instantes no topo da tabela de tempos da Q1. Acabou por ver o seu registo batido por vários rivais, tendo o piloto da Red Bull KTM Factory descido na classificação até à 6ª posição desta sessão de qualificação.

Sendo assim, Miguel Oliveira vai arrancar de 16º e esperar que seja possível em situação de corrida recuperar muitas posições, replicando aquilo que já vimos o português fazer em tantas ocasiões.

Miguel OliveiraNesta Qualificação 1, os dois mais rápidos foram mesmo Maverick Viñales (Aprilia Racing), que levou consigo para a sessão decisiva de qualificação o japonês Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu).

Já na Qualificação 2, e com os tempos muito próximos, o fim de semana continuou a ser de festa e 100% bem-sucedido para o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia Racing). O segundo classificado do campeonato MotoGP em 2022 tem estado imperial nesta que é a sua corrida de casa. O mais velho dos irmãos Espargaró já tinha demonstrado o desejo de obter a “pole position” e a vitória no Grande Prémio da Catalunha. E está bem encaminhado para esse objetivo!

Apesar de muita pressão e diversas tentativas de pilotos como Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), a verdade é que até agora Aleix Espargaró foi o piloto mais rápido em todas as sessões, e com uma volta em 1m38.742s, não só consegue registar um novo recorde absoluto do circuito Barcelona-Catalunha, como garante que vai partir da “pole position” com a sua Aprilia RS-GP.

Miguel OliveiraBagnaia ainda tentou num último momento “roubar” a glória de sábado e qualificação a Aleix Espargaró, que falhou uma travagem naquela que seria a sua última volta rápida e ficou depois ansiosamente à espera de ver o que fazia o seu rival italiano.

Felizmente para Aleix Espargaró, o vice-campeão de MotoGP falhou no derradeiro setor e ficou assim em segundo na qualificação para o GP da Catalunha.

Terceiro na qualificação, e depois de ter estado relativamente discreto ao longo do fim de semana, Fabio Quartararo está bastante satisfeito, e de alguma forma surpreendido, com o terceiro lugar e primeira fila da grelha. O campeão de MotoGP acredita que tem o ritmo que é preciso para em corrida lutar pela vitória.

Miguel OliveiraNeste dia de sábado destaque ainda para o aparatoso acidente sofrido por Alex Márquez (LCR Honda Castrol).

O espanhol caiu na quarta sessão de treinos livres de MotoGP, foi obrigado a passar pelo Centro Médico do circuito e acabou por nem sequer participar na qualificação. Não se sabe ainda se Alex Márquez terá condições de competir no domingo, pelo que aguardamos uma atualização relativamente ao seu estado físico em breve.

Quer saber quando acontece a corrida de MotoGP amanhã? Então clique aqui e veja os horários completos do Grande Prémio da Catalunha!