MotoGP 2022 – Dorna assina acordo com Arábia Saudita

A Dorna Sports confirma a assinatura de um Memorando de Entendimento para levar o MotoGP para a Arábia Saudita.

arábia saudita

O interesse em receber uma prova do Mundial de Velocidade, e mais precisamente a categoria rainha MotoGP, é enorme, com inúmeros países a tentarem entrar no campeonato. Mas para o fazerem precisam de apresentar e cumprir diversas condições para garantirem o seu lugar no calendário. E o mais recente país a conseguir isso é a Arábia Saudita.

No comunicado divulgado há poucos minutos, a Dorna Sports, representada pelo seu CEO, Carmelo Ezpeleta, anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Saudi Motorsport Company, representada pelo presidente e príncipe saudita Khalid Bin Sultan Al Abdullah Al-Faisal.

O objetivo deste acordo é claro: realizar uma corrida de MotoGP na Arábia Saudita.

Um país onde o dinheiro não parece ser problema para atrair as organizações de grandes provas do desporto motorizado, por exemplo a Fórmula 1 ou ainda o Rali Dakar, entrará assim, numa data ainda por definir, no calendário de MotoGP.

Desta forma a Dorna e Carmelo Ezpeleta cumprem mais um passo no seu plano estratégico de expandir o Mundial de Velocidade para novos países, e, neste caso, uma expansão que visa o Médio Oriente, uma região onde atualmente se realiza apenas o Grande Prémio do Qatar.

Para garantir a realização de uma prova de MotoGP, a Arábia Saudita irá investir na construção de um novo circuito. O traçado terá a homologação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Desta forma é previsível que ali se realizem corridas de MotoGP e também de Fórmula 1.

arábia sauditaPara além da realização da corrida de MotoGP, este acordo entre a Dorna e a Arábia Saudita prevê ainda a implementação de um programa de captação de novos talentos naquele país. O programa saudita Road to MotoGP permitirá assim que no futuro jovens pilotos sauditas possam competir ao mais alto nível no motociclismo mundial.

O príncipe Khalid Bin Sultan Al Abdullah Al-Faisal refere que “Estamos empolgados em confirmar a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Dorna, que descreve claramente nosso objetivo compartilhado de trazer o MotoGP para a Arábia Saudita. Faz todo o sentido adicionar a maior série de corridas de motos do mundo à nossa lista crescente de eventos de classe mundial. Estamos ansiosos para trabalhar com a Dorna para cumprir o nosso compromisso de trazer o auge das corridas de duas rodas para a Arábia Saudita e continuar a oferecer mais oportunidades e iniciativas para enriquecer a vida de todos os nossos residentes”.

Já Carmelo Ezpeleta, o líder da Dorna e promotor do Mundial de Velocidade, refere que “Como o principal campeonato global de corridas de circuito de duas rodas, estamos entusiasmados com esta oportunidade para o MotoGP expandir seu alcance no Médio Oriente, adicionando um Grande Prémio anual na Arábia Saudita. A região é um mercado chave para o desporto motorizado e a procura por eventos deste tipo está a crescer com pesquisas mostrando que 80% dos fãs sauditas querem ver mais no seu país. Nos últimos anos, a Arábia Saudita mostrou sua capacidade de receber grandes eventos mundiais de desporto motorizado com os mais altos padrões. A assinatura do Memorando de Entendimento codifica a nossa intenção compartilhada de explorar ainda mais esta oportunidade. Estamos confiantes de que encontraremos uma nova casa empolgante e acolhedora na Arábia Saudita, e esperamos mais colaboração com a Saudi Motorsport Company para cumprir essa ambição conjunta”.

Teremos agora de aguardar por mais novidades sobre o referido circuito que será construído na Arábia Saudita, o que permitirá começar a prever quando é que poderia acontecer o Grande Prémio da Arábia Saudita de MotoGP.

Esta não deixa também de ser uma decisão que está a suscitar reações mais fortes por parte dos fãs de MotoGP, que não parecem estar satisfeitos com entrada da Arábia Saudita no calendário da categoria rainha, um país extremamente conservador em muitos aspetos da sociedade, e tantas vezes associado a problemas relacionados com questões de Direitos Humanos.