MotoGP 2022 – Dorna inicia negociações para Grande Prémio da Índia

Em breve poderemos vir a ter um Grande Prémio da Índia. A Dorna anunciou o início de negociações para isso acontecer.

grande prémio da índia

O calendário do Mundial de Velocidade está em constante evolução, e no futuro teremos, a acreditar nas intenções da Dorna, organização liderada por Carmelo Ezpeleta, um campeonato mais global e a visitar novos países, abandonando alguns Grandes Prémios europeus ou fazendo a rotação dos mesmos. A mais recente novidade relacionada com o futuro de MotoGP passará pela criação do Grande Prémio da Índia.

A intenção da Dorna é clara: aproveitar o interesse da Índia e dos milhões de indianos pelo motociclismo, e neste caso pela categoria rainha das duas rodas.

O organizador do MotoGP, por intermédio do seu líder Carmelo Ezpeleta, visitou recentemente a Índia onde se encontrou com responsáveis governamentais e também do promotor do futuro evento, a Fairstreet Sports, com o intuito de iniciar negociações que permitam, a curto prazo, incluir no calendário o Grande Prémio da Índia de MotoGP.

Talvez seja possível que isso venha mesmo a acontecer, de acordo com alguns rumores, já na temporada de 2023.

A visita de Carmelo Ezpeleta teve como principal cenário o circuito Buddh International, nos arredores de Nova Deli, sendo que será esse circuito o palco do possível Grande Prémio da Índia.

Depois deste contacto inicial e que incluiu também representantes governamentais locais, Carmelo Ezpeleta mostra-se esperançado em conseguir mesmo que o MotoGP visita a Índia:

“A Índia é um país e um mercado enorme, especialmente importante para a indústria das duas rodas e o MotoGP como desporto. O campeonato tem uma grande base de fãs aqui e ser capaz de realizar um evento de MotoGP na Índia seria um espetáculo incrível para os nossos fãs, ao mesmo tempo que permitiria a este desporto continuar a crescer na região, o que é extremamente importante para todos os nossos parceiros e para os fabricantes em particular, tendo em conta as centenas de milhões de veículos de duas rodas nas estradas indianas. Adoraríamos poder ver este projeto concretizar-se e trazer as incríveis motos de MotoGP para competir na frente dos fãs indianos”.

Em relação ao circuito Buddh International, o mesmo foi idealizado pelo bem-conhecido alemão Hermann Tilke.

Tem um layout com uma extensão de 5.125 metros, e a sua estreia em termos de grandes competições mundiais aconteceu em 2011, quando a Fórmula 1 ali realizou uma corrida. Localizado na região de Uttar Pradesh, o circuito Buddh International tem uma capacidade para receber 110.000 pessoas.

Teremos agora de aguardar para saber se o resultado destas negociações é positivo, e se efetivamente passaremos a ter no calendário de MotoGP um Grande Prémio da Índia.

Recordamos que ainda recentemente a Dorna anunciou o acordo para a realização do Grande Prémio da Arábia Saudita – clique aqui para saber mais –, no que é uma clara demonstração por parte da organização que gere o Mundial de Velocidade de expansão do campeonato para novos cenários.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as novidades de MotoGP, incluindo a possibilidade deste campeonato passar a incluir a Índia como ponto de passagem na temporada.