MotoGP 2022 – Ducati atinge os 200 pódios

Com a vitória no Grande Prémio da Grã-Bretanha a Ducati atinge os 200 pódios em MotoGP. Quantos mais vai somar até final da temporada?

ducati

A Ducati, pese embora todos os títulos de construtor ou de equipa, continua atrás do título de pilotos que escapa à marca italiana desde 2007, quando o australiano Casey Stoner levou a casa de Borgo Panigale ao topo do MotoGP. E a verdade é que a busca por esse título de pilotos pode ter ganho um novo “boost” graças à vitória de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

O italiano voltou a subir ao pódio de MotoGP e logo no degrau mais alto, acompanhado pelo seu companheiro de equipa Jack Miller (3º). Um resultado que, para além de ser importante na temporada 2022, serviu também para a Ducati atingir uma série de registos importantes na categoria rainha.

Tal como a revista MotoJornal já lhe tinha dito no domingo no artigo com os resultados do GP da Grã-Bretanha, a Ducati está numa série de 18 pódios consecutivos em MotoGP. Isto significa que nas últimas dezoito corridas houve sempre um piloto da Ducati a subir ao pódio, numa das três posições. Ainda assim, a Yamaha detém um recorde difícil de igualar: 35 pódios consecutivos, numa série que durou de 2014 a 2016!

Leia também – MotoGP: A Ducati Desmosedici celebra 20 anos

ducatiFoi precisamente na edição 2021 do GP britânico a última vez em que nenhum piloto Ducati subiu ao pódio. Desde então, e contabilizando todos os três lugares de pódio, a marca italiana conseguiu 28 pódios, com destaque para as vitórias de Francesco Bagnaia (8) e Enea Bastianini (3).

Mas outros pilotos aos comandos da Desmosedici GP também subiram ao pódio: Jack Miller (6), Jorge Martin (3), Johann Zarco (4), e ainda o estreante em 2022, Marco Bezzecchi, que já tem uma ida ao pódio em MotoGP com a Ducati.

Com tantas motos italianas na grelha de partida para cada Grande Prémio, naturalmente a Ducati tem mais hipóteses de ver um dos seus pilotos terminar no pódio. Mas a verdade é que, num momento em que faltam disputar oito corridas este ano, a marca italiana está perto de atingir e até, quem sabe, bater o recorde absoluto de 24 pódios de uma marca numa só temporada. Têm 18 pódios em 2022.

ducatiNa lista dos 200 pódios da Ducati em MotoGP encontramos nomes bem conhecidos dos fãs.

Naturalmente os atuais pilotos de fábrica Bagnaia e Miller são aqueles que mais rapidamente nos lembramos quando falamos neste assunto. Ou ainda os pilotos das equipas satélite de Borgo Panigale. Porém, convém não esquecer que pilotos como Loris Capirossi, Troy Bayliss, Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, Andrea Iannone, Danilo Petrucci, Andrea Dovizioso, apenas para nomear alguns, também ajudaram a Ducati a chegar à marca dos 200 pódios em MotoGP.

Nessa lista de pilotos não pode faltar Casey Stoner.

ducatiO australiano, agora reformado da competição e a recuperar dos problemas de saúde (fadiga crónica), continua a ser o único que garantiu o título de pilotos aos comandos de uma Ducati. Mas Stoner é mais do que apenas esse título.

Na realidade, o australiano é o piloto Ducati com mais pódios (42), dois mais do que Andrea Dovizioso e bastante mais do que o terceiro piloto com mais pódios na moto italiana que é Loris Capirossi (23). Refira-se que Capirossi foi o primeiro piloto a oferecer à Ducati um pódio, então como piloto de fábrica na temporada 2003.

Casey Stoner também se pode orgulhar de ser o piloto com maior número de vitórias com a Ducati: 23.

Será que com todos estes pódios e com tantas motos em pista, será 2022 o ano em que a Ducati recupera o título de pilotos? É um objetivo complicado de atingir, mas Francesco Bagnaia parece estar de regresso ao seu melhor nível e pode ser mais um candidato forte ao título a juntar-se a Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e a Aleix Espargaró (Aprilia Racing).