MotoGP 2022 Espanha – Francesco Bagnaia na “pole” e com novo recorde!

O italiano está a ter um bom fim de semana e garantiu a “pole position” no Grande Prémio de Espanha. Francesco Bagnaia é o novo recordista absoluto de Jerez em MotoGP.

O vice-campeão do mundo de MotoGP não tem passado por momentos fáceis no início desta temporada 2022. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) era apontado como o favorito ao título este ano, mas uma série de maus resultados reduziram drasticamente as hipóteses do italiano chegar a esse ambicionado título. E a lesão sofrida no Grande Prémio de Portugal no seu ombro direito parecia ser mais um problema.

Porém, Bagnaia está a ter um bom fim de semana neste Grande Prémio de Espanha, precisamente o contrário do que se passa com Miguel Oliveira, conforme se viu na Qualificação 1. Sem ser o mais rápido no primeiro dia, deixando essa honra para Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), “Pecco” foi paulatinamente melhorando o seu ritmo, garantiu a passagem direta à Qualificação 2 de MotoGP, e preparou-se para atacar a “pole position”.

E a verdade é que na decisiva Q2, o italiano da Ducati Lenovo Team, um dos poucos que já tem o seu futuro assegurado até 2024, esteve imbatível!

Francesco BagnaiaEm duas saídas à pista na derradeira qualificação que definiu as melhores posições na grelha de partida para o Grande Prémio de Espanha, Bagnaia cumpriu um total de oito voltas. A sua melhor volta em 1m36.170s, demoliu por completo o anterior recorde absoluto que era de Maverick Viñales desde 2020. O italiano foi quatro décimos mais veloz do que o anterior recorde!

Se tivermos em conta os quatro setores em que o circuito Jerez Ángel Nieto é divido, Francesco Bagnaia foi o mais veloz em três deles, e apenas os 42 milésimos perdidos para Johann Zarco (Pramac Ducati) no segundo setor, impedem Bagnaia de obter a “pole position” com o tempo ideal.

Nesta que foi então a primeira “pole” do ano para Francesco Bagnaia, temos ainda na primeira fila da grelha de partida Fabio Quartararo, que tem estado sempre entre os mais rápidos em pista, mas não conseguiu bater o rival italiano ficando mesmo a meio segundo, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia Racing) mantém o bom momento e repete a primeira fila da grelha de partida pelos segundo fim de semana consecutivo.

Francesco BagnaiaQuer saber a que horas é a corrida de MotoGP amanhã? Então clique aqui!

MotoGP – Resultados da qualificação do GP de Espanha

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m36.170s

2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m36.623s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m36.933s

4 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 1m37.049s

5 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m37.145s

21 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 1m37.958s