MotoGP 2022 Espanha – Miguel Oliveira arranca de 21º em Jerez

A qualificação do piloto português foi complicada devido a problema técnico. Miguel Oliveira parte da 21ª posição para o Grande Prémio de Espanha.

Miguel Oliveira

O fim de semana do Grande Prémio de Espanha está, sem dúvida, a ser dos mais complicados que Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) está a sentir esta temporada em MotoGP.

Sem conseguir entrar nos dez mais rápidos nas três primeiras sessões de treinos livres e assim passar direto à Qualificação 2, o piloto português enfrentou a sempre complicada Qualificação 1 poucos minutos depois de uma boa quarta sessão de treinos livres em que esteve entre os mais rápidos durante a simulação de corrida.

Nesta Qualificação 1 de MotoGP no circuito Jerez Ángel Nieto, Miguel Oliveira optou, tal como os restantes pilotos que com ele tentaram passar à Q2, pelos pneus duro e macio da Michelin. Mas a KTM RC16 não parece estar a conseguir funcionar no traçado andaluz, e logo quando se preparava para iniciar a primeira volta lançada, Miguel Oliveira foi obrigado a reentrar na box devido a um problema técnico.

Miguel OliveiraA frustração estava bem patente nos olhos e em toda a expressão corporal do piloto de Almada no momento em que entrou na box nessa paragem não programada, e foi assim obrigado a passar grande parte da Q1 na box, sem conseguir rodar e acumular voltas e ritmo.

E qual foi o problema técnico? De acordo com Miguel Oliveira, o problema na sua KTM RC16 esteve relacionado com o sistema de ajuste de altura da traseira, o denominado “ride height device”. O sistema não estava a funcionar corretamente e os técnicos da Red Bull KTM Factory foram mesmo obrigados a uma solução de recurso que foi cortar mesmo o cabo que controla o RHD. O piloto não teve hipótese de contar com o sistema durante a qualificação, e isso acabou por se refletir, inevitavelmente, nos tempos por volta.

A cerca de seis minutos do fim, finalmente Miguel Oliveira teve a oportunidade de sair para a pista. Mas apenas foi capaz de fazer duas voltas rápidas, e sempre no limite.

A primeira tentativa de fazer volta rápida que lhe permitisse passar à Q2 foi a sua melhor: 1m37.958s.

Infelizmente, e apesar do derradeiro esforço, Miguel Oliveira ficou fora dos dois primeiros lugares da Q1, terminando então a sua qualificação com o 11º lugar, o que se traduz no 21º lugar na grelha de partida do Grande Prémio de Espanha que se realiza amanhã 1 de maio.

Os dois mais rápidos na Q1 foram Johann Zarco (Pramac Ducati) e Marco Bezzecchi (Mooney VR46).

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar o Grande Prémio de Espanha e com particular foco no que consegue fazer o português Miguel Oliveira.