MotoGP 2022 Espanha – Quartararo no topo e Miguel Oliveira em 15º

Após o primeiro dia de treinos livres de MotoGP do Grande Prémio de Espanha, Fabio Quartararo está no topo e Miguel Oliveira em 15º na tabela de tempos combinados.

Conforme Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) tinha antecipado na antevisão ao Grande Prémio de Espanha, os pilotos de MotoGP estão a usufruir de condições climatéricas bastante mais favoráveis do que sentiram em Portugal uma semana antes. E com temperatura ambiente a subir na segunda sessão de treinos livres da categoria rainha, a grande maioria dos pilotos optou pelos pneus Michelin duro à frente e macio atrás.

Na segunda sessão de treinos livres disputada no circuito Jerez Ángel Nieto, palco do sexto Grande Prémio da temporada 2022 do Mundial de Velocidade, o piloto mais rápido em pista foi o francês Fabio Quartararo.

O campeão em título da Monster Energy Yamaha continua a ser o único a conseguir extrair o máximo potencial da Yamaha M1. A segunda moto melhor colocada da marca de Iwata é a de Franco Morbidelli, também da equipa de fábrica, mas apenas na 14ª posição.

Miguel OliveiraPese embora continue a pedir ao fabricante mais potência, num circuito onde a velocidade máxima ronda os 300 km/h e onde o motor quatro cilindros Crossplane não é levado ao máximo, Quartararo consegue fazer a diferença e foi o mais rápido em pista ao rodar em 1m37.071s.

Este registo obtido já nos últimos dois minutos da segunda sessão de treinos livres coloca Fabio Quartararo no topo da tabela de tempos combinados – recordamos que o mais rápido de manhã foi Joan Mir com 1m38.194s – e, aparentemente, o francês está recuperado da dolorosa queda que sofreu durante a manhã. Convém referir também que Quartararo está já a apenas meio segundo do recorde absoluto que está na posse de Maverick Viñales desde 2020.

Nas posições seguintes da tabela de tempos combinados de MotoGP no final das duas primeiras sessões de treinos livres, encontramos uma série de motos da Ducati. Mais precisamente três Desmosedici!

Miguel OliveiraEnea Bastianini (Gresini Racing) parece dar-se bem com as temperaturas mais elevadas, tal como a sua Desmosedici GP21. O vencedor de dois GP esta temporada realizou o segundo melhor tempo no primeiro dia de Grande Prémio de Espanha, a dois décimos de segundo de Quartararo, levando atrás de si Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e ainda Jorge Martin (Pramac Ducati).

Não deixa de ser interessante perceber que com temperaturas mais baixas as motos de Borgo Panigale não se destacaram na tabela de tempos, mas com a subida das temperaturas motos de especificações tão distintas como as de Bastianini, Bagnaia e Martin, conseguem aparecer no topo dos tempos.

Miguel OliveiraA fechar o lote dos cinco primeiros encontramos o japonês Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR), ele que é o melhor piloto aos comandos de uma Honda RC213V, enquanto logo atrás, a apenas 4 milésimos de segundo de Nakagami está Brad Binder (Red Bull KTM Factory) na sexta posição e como melhor piloto da marca austríaca.

No “top 10” encontramos ainda Pol Espargaró (Repsol Honda), Alex Rins (Suzuki Ecstar), Maverick Viñales (Aprilia Racing) e Jack Miller (Ducati Lenovo Team), que ocupam da 7ª à 10ª posição por esta ordem.

Nesta segunda sessão de treinos livres destacamos pela negativa as prestações de Joan Mir (Suzuki Ecstar) que de 1º em TL1 desceu para 12º, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) que de 4º desceu para 13º, ou ainda Alex Márquez (Castrol Honda LCR) que desceu 13 posições e fecha o primeiro dia de MotoGP em Jerez na 16ª posição.

Também não podemos deixar de referir o 19º tempo obtido por Marc Márquez (Repsol Honda). O oito vezes campeão do mundo está de regresso ao circuito onde sofreu a grave lesão em 2020, e na segunda sessão de treinos livres de MotoGP o piloto da Honda sofreu duas quedas consecutivas.

Quanto ao português Miguel Oliveira, o piloto da Red Bull KTM Factory obteve o seu melhor registo nos minutos finais da segunda sessão de treinos livres.

Nesse momento saiu para a pista com pneus duro / macio novos montados na sua KTM RC16, e logo no início do “time attack” que fechou o treino livre da tarde, Miguel Oliveira registou uma volta em 1m38.012s.

Miguel OliveiraIsto significa que Miguel Oliveira rodou mais rápido da parte da tarde em cerca de 9 décimos de segundo em comparação com a sessão matinal, melhorou também a sua posição na tabela de tempos ao fechar o primeiro dia com o 15º tempo contra 16º de manhã, mas ainda assim fora dos lugares de acesso direto à Q2.

Convém, no entanto, referir que Miguel Oliveira continua a pouco mais de duas décimas do 10º classificado, e tem ainda a terceira sessão de treinos livres, disputada na manhã de sábado 30 de abril, para tentar encontrar o que é preciso para eliminar essa diferença e assim entrar direto na Qualificação 2 de MotoGP.

Mas a competitividade atualmente na categoria é enorme. Basta verificar que a diferença entre primeiro e 16º é de menos de um segundo.

Quer saber todos os horários do Grande Prémio de Espanha? Então clique aqui!

MotoGP – Resultados do primeiro dia do GP de Espanha

1 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m37.071s

2 – Enea Bastianini (Gresini Racing) – 1m37.272s

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m37.283s

4 – Jorge Martin (Pramac Ducati) – 1m37.368s

5 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) – 1m37.581s

15 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 1m38.012s