MotoGP 2022 França – 21º para Miguel Oliveira no primeiro dia em Le Mans

Piloto português fecha o primeiro dia de GP de França com o 21º tempo nas MotoGP. Miguel Oliveira terá a TL3 para tentar a passagem direta à Q2.

MotoGP

O primeiro dia de ação em Le Mans a contar para o Grande Prémio de França de MotoGP não foi positivo para Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory).

Depois das duas quedas na primeira sessão de treinos livres e que, obviamente, comprometeram o resultado da manhã, o piloto português fechou a segunda sessão de treinos livres com o 21º tempo da tabela combinada da categoria rainha.

Miguel Oliveira chegou mesmo a passar pelo centro médico do traçado francês para avaliar se tinha sofrido alguma lesão. Mas sem qualquer impedimento físico, o piloto da KTM esteve na segunda sessão de treinos livres onde melhorou o seu registo rodando em 1m32.695s, o que significa uma melhoria de pouco mais de seis décimos em comparação com o registo matinal.

Miguel OliveiraConvém também realçar que os técnicos da equipa de fábrica da KTM foram obrigados a refazer as duas motos do piloto português após o que aconteceu na manhã. E isso poderá ter afetado a progressão do programa de trabalho neste primeiro dia, com as motos a não estarem na sua melhor condição.

O piloto português e a Red Bull KTM Factory terão agora pela frente uma noite de trabalho intenso para preparar da melhor forma a decisiva terceira sessão de treinos livres, que se cumpre na manhã de sábado 14 de maio.

A moto austríaca precisa de algum trabalho em termos de afinação, mas o 7º tempo de Brad Binder demonstra que a KTM RC16 tem potencial para rodar mais rápido no circuito de Le Mans.

MotoGPNeste primeiro dia de Grande Prémio de França, o piloto mais rápido em pista acabou mesmo por ser Enea Bastianini (Gresini Racing). O italiano aos comandos da Desmosedici GP21 rodou em 1m31.148s, e tal como a maioria dos pilotos de MotoGP conseguiu melhorar nesta segunda sessão de treinos livres. Realce para a queda que sofreu poucos segundos depois de registar a melhor volta do dia.

Com as temperaturas a aumentar, e muitas quedas a ficarem para os registos deste GP, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) parece continuar o bom momento de forma, tanto pessoal como da própria moto italiana. O mais velho dos irmãos Espargaró foi o segundo melhor a rodar em Le Mans (1m31.350s) e deixou Alex Rins (Suzuki Ecstar) na terceira posição.

Nesta segunda sessão de treinos livres de MotoGP destaque ainda para um momento assustador quando Johann Zarco (Pramac Ducati) falhou a entrada na curva 1 de Le Mans. O piloto francês foi obrigado a seguir em frente pela escapatória numa curva em que os protótipos da categoria rainha chegam acima dos 300 km/h.

MotoGPZarco manteve o controlo da moto, atravessou uma longa extensão de escapatória, e acabou por regressar à pista a alta velocidade entre a curva 2 e 3 e já com a chicane Dunlop à vista.

Felizmente para Zarco, no momento em que cruzou a pista em pleno voo, nenhum outro piloto estava no local, pelo que o francês da Pramac Ducati conseguiu continuar o treino livre sem problema.

Quem também voltou a mostrar o seu talento para salvar situações que parecem queda certa, foi Marc Márquez. Na manhã de hoje o piloto da Repsol Honda já tinha conseguido evitar uma queda de forma espetacular, e da parte da tarde repetiu a “dose”. Um momento que, depois do final da sessão, inclusivamente valeu o destaque por parte do “rookie” Fabio di Giannantonio que viu tudo de perto.

Talvez este seja também o único ponto positivo para Marc Márquez, pois em termos de resultados o oito vezes campeão do mundo está bastante abaixo na tabela de tempos, ocupando a 15ª posição no final do primeiro dia de MotoGP em Le Mans.

Quer ficar a saber todos os horários do Grande Prémio de França? Então clique aqui!

E fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades do Mundial de Velocidade.