MotoGP 2022 França – Bagnaia sai em Le Mans na ‘pole’ e Oliveira de 17º

Francesco Bagnaia assegurou esta tarde a 'pole position' para a corrida de amanhã em Le Mans e Miguel Oliveira conseguiu a 17ª posição.

Nesta passagem do MotoGP 2022 por Le Mans para o GP França, o italiano da Ducati oficial, Francesco Bagnaia, consegui o melhor tempo hoje na Qualificação 2, o que lhe vale a pole position da a corrida de amanhã. O vice-campeão de 2021 parou o cronómetro em 01’30.4500, um registo que constitui o novo recorde do traçado gaulês na categoria maior do MotoGP. Com o segundo melhor tempo e a 0.069” do seu companheiro de equipa na Ducati Lenovo Team ficou Jack Miller, que fechou a sua melhor volta em 01’30.5190.

Num dia ensolarado, com 27º grau de temperatura do ar e 35º no asfalto, Aleix Espargaro mostrou mais uma vez grande determinação e, com a terceira melhor marca desta Q2, a 0.159” do líder, vai ocupar a terceira posição da grelha no mítico traçado francês.

A melhor posição da segunda linha da grelha de partida para a corrida de amanhã foi conquistada por Fabio Quartararo, com uma marca de 01’30.6880, mais 0.238” que o melhor tempo alcançado por Bagnaia. A seu lado, na 2ª linha e fila central da grelha, estará Enea Bastianini da Gresini Racing MotoGP, que conseguiu a 5ª melhor marca do grupo dos doze melhores ao registar um tempo de 01’30.7110.

Já o francês da Pramac Racing, Johan Zarco, com um cronómetro de 01’30.8630 vai arrancar da sexta posição amanhã, colocando ele a quarta Ducati nas melhores seis posições para o iniciar o embate de amanhã.

MotoGPQuanto a Miguel Oliveira, a qualificação para a corrida do GP de França não correu muito de feição para o português da Red Bull KTM Factory. O piloto de Almada ainda assim conseguiu melhorar os seus registos ao longo das sessões de treinos livres de ontem e também desta manhã, conseguindo inclusive a 10ª posição na STL4, naquela que foi a melhor marca pessoal do fim-de-semana.

Contudo, a consequente passagem pela Qualificação 1 ditou ao piloto de Almada o 17º lugar na grelha de partida para a corrida de amanhã, apesar de ser o luso a terminar e a garantir a melhor posição de partida de entre as quatro motos da KTM. Ele que viu as suas duas últimas voltas serem anuladas por ter ultrapassado em dois momentos distintos os limites da pista. As regras ditaram por isso que a sua melhor volta seria de 01’31.547, o que se traduziu então na 17ª posição da grelha de partida para a corrida em Le Mans.

Jorge Martin e Joan Mir foram os melhores da Q1, conseguindo o apuramento para a Q2 alcançado assim a oportunidade de lutar por posições mais cimeiras na grelha, já dentro das primeiras 4 linhas triplas de partida.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar o Grande Prémio de França que vai ter amanhã Francesco Bagania e Jacker Miller nas melhores posições de arranque para uma corrida que se espera de muitas batalhas e emoções fortes. E claro está a ver também o que consegue fazer o português Miguel Oliveira.