MotoGP 2022 França – Enea Bastianini vence e Oliveira abandona

Enea Bastianini fez uma prova magistral e venceu o GP de França. Miguel Oliveira sofreu uma queda que lhe ditou o abandono.

A passagem do MotoGP 2022 pelo Circuito de Le Mans trouxe uma história emotiva para os principais protagonistas desta corrida, porém com desfecho distinto para os dois envolvidos, com Enea Bastianini a garantir uma soberba vitória (41’34.6130) e com Francesco Bagnaia a ceder à pressão e acabar a abandonar por queda.

Tudo aconteceu a seis voltas do fim, quando Pecco, que assegurou a ‘pole position’ ontem, com direito a recorde da melhor volta de sempre, liderava a corrida de forma aparentemente controlada e consistente. Contudo, na sua traseira seguia o homem da Gresini Racing MotoGP, obviamente com vontade e oportunidade de tentar alcançar a sua terceira vitória na classe rainha. E o momento decisivo começou quando num primeiro movimento, Bastianini ultrapassou Bagnaia, tendo o homem da Ducati oficial devolvido de imediato a manobra,  voltando à primeira posição. Na sequência, Pecco tentou forçar o andamento e, pressionado, cometeu um erro que lhe provocou uma pequena saída das linhas de pista, resultando um novo adiantamento de Bastianini. Com o intuito de colar novamente a sua moto à traseira do novo líder da prova, Pecco acabou por levar as coisas um pouco além do limite e deitou tudo a perder, ao cair umas curvas mais adiante. Perante este desfecho, o piloto da Gresini só teve que segurar a sua corrida sem cometer erros até ver o xadrez da vitória.

Jack Miller, que seguia um pouco mais atrás, subiu à segunda posição a partir do abandono do seu companheiro de equipa e manteve-se inabalável até final, cortando a meta com um atraso para o líder de +2.718.

Note-se que o australiano foi este fim-de-semana dado como certo na próxima temporada na KTM, com a Sky Sports a avançar a informação de que Miller já terá inclusive assinado contrato com a marca austríaca. Ainda que sem confirmação oficial das partes, e ainda que estejamos em momento propício a boatos e desinformação em termos de contratações, convém não esquecer que Francesco Guidoti, actual Team Manager da Red Bull KTM Factory, já trabalhou com o australiano na Pramac Racing e essa circunstância pode não ser alheia a esse eventual acordo. Não deixe de nos acompanhar aqui em www.motojornal.pt para saber a evolução deste rumor.

Mas voltando à corrida de hoje no Circuito Bugatti – Le Mans, a fechar o pódio esteve um Aleix Espargaro que levou a sua RS-GP ao terceiro lugar (+4.182), provando que o protótipo de Noale está num estágio de evolução muito competitivo, já capaz de andar nos lugares da frente em vários traçados, ou ainda de se defender de ataques de um campeão do mundo. E foi isso mesmo que aconteceu em Le Mans, com o francês Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a seguir na quarta posição (+4.288), mas sem qualquer argumento para tentar uma manobra que lhe pudesse valer uma ultrapassagem à Aprilia de Espargaro rumo a um pódio, naquele que é o seu GP caseiro. Resta a Quartararo o consolo de ter conseguido manter-se na liderança do campeonato, agora com 102 pontos.

A fechar o top cinco, esteve o outro francês do pelotão do MotoGP, e piloto da Pramac Racing, Johann Zarco, que terminou a +11.139 de Enea Bastianini.

Nota ainda para o culminar menos conseguido para os pilotos da Suzuki Ecstar, com as quedas de Alex Rins e Joan Mir, ainda nas voltas iniciais da corrida, depois de uma semana negra para toda a equipa, após a comunicação surpreendente de que a marca nipónica irá mesmo abandonar o MotoGP no final da temporada.

Quanto a Miguel Oliveira, Le Mans teve um desfecho amargo para o português. A três voltas do fim, o piloto de Almada perdeu a frente da sua moto entre a curva 3 e a 4, o que resultou numa queda, aparentemente sem consequências, mas que acabou por impedir o luso de ver a bandeira de xadrez e de somar preciosos pontos para as contas do campeonato. Depois de partir da 17ª posição, Oliveira evoluiu a sua prova até uma meritória 9ª posição, atrás do seu companheiro de equipa, Brad Binder, que terminou esta contenda gaulesa em 8º, mesmo sem uma asa de apoio aerodinâmico do lado esquerdo da sua moto, perdida num toque de corrida, logo ao início da corrida.

Resultados do Grande Prémio da França 2022 

  1. Enea Bastianini (Gresini Racing) 41’34.6130
  2. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) +2.718
  3. Aleix Espargaró (Aprilia Racing) +4.182
  4. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) +4.288
  5. Johann Zarco (Pramac Racing) +11.139
  6. Marc Marquez (Repsol Honda Team) +15.155
  7. Takaaki Nakagami (LCR Honda IDEMITSU) +16.680
  8. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) +18.459
  9. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) +20.541
  10. Maverick Viñales (Aprilia Racing) +21.486

 

MotoGP 2022 – Classificação após GP de França

1º – Fabio Quartararo – 102 pontos

2º – Aleix Espargaró – 98 pontos

3º – Enea Bastianini – 94 pontos

4º – Alex Rins – 69 pontos

5º – Jack Miller – 62 pontos

11º – Miguel Oliveira – 43 pontos