MotoGP 2022 França – Miguel Oliveira em 18º vai à Q1

O piloto português melhorou novamente o seu registo pessoal, mas o 18º tempo obriga Miguel Oliveira a passar pela Qualificação 1.

Miguel Oliveira

Na terceira e decisiva sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio de França, a sessão que serve para confirmar quais os pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 e quais aqueles que terão de enfrentar o desafio da Qualificação 1, o piloto português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) conseguiu melhorar o seu registo pessoal em Le Mans.

O piloto de Almada, um dos poucos que testou uma combinação de pneus médio / macio nas jantes da sua KTM RC16, rodou na TL3 em 1m31.699s, praticamente um segundo a menos do que tinha feito na sessão anterior realizada na tarde de sexta-feira.

Com este tempo Miguel Oliveira ascendeu algumas posições na tabela de tempos combinados das três sessões de treinos livres, ocupando então o 18º lugar.

Miguel OliveiraDesta forma, e apesar da melhoria nos tempos por volta, o piloto português confirmou mesmo a sua presença na Qualificação 1 de MotoGP, sendo que, recordamos, terá de tentar terminar essa sessão numa das duas primeiras posições para então passar à Q2 e discutir as melhores posições na grelha de partida de Le Mans.

Em relação aos mais rápidos, o público francês tem motivos para estar satisfeito. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) ocupou durante muitos minutos da TL3 a primeira posição, mas foi outro francês, Johann Zarco (Pramac Ducati) que finalmente atacou o topo da tabela de tempos e rodou em 1m30.537s, registando o novo recorde do circuito francês.

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) terminou em segundo, logo seguido por Quartararo, com o campeão de MotoGP a dar “boleia” a Marc Márquez (Repsol Honda) na última saída para a pista.

Miguel OliveiraO piloto espanhol ainda não se sente capaz de fazer tempos rodando sozinho, e claramente apostou em seguir Quartararo para fazer tempos rápidos.

Uma estratégia já utilizada noutros GP, e que voltou a dar resultado, sendo de destacar que o próprio Quartararo, já depois de terminada a sessão de treinos, mostrou um grande “fairplay” ao cumprimentar Márquez e não se importando com o que o rival espanhol fez.

Destaque ainda para Enea Bastianini (Gresini Racing). O italiano terminou em 10º na tabela de tempos combinados depois de ter sido o mais rápido do primeiro dia.

Mas o pior foi ter visto o motor da sua Ducati Desmosedici GP21 sofrer uma falha técnica, o que provavelmente significará que Bastianini terá aqui perdido um dos seus motores. Foi inclusivamente o único piloto a não conseguir melhorar o seu tempo.

MotoGP – resultados combinados das três primeiras sessões de treinos livres

1 – Johann Zarco (Pramac Ducati) – 1m30.537s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.568s

3 – Fabio Quarararo (Monster Energy Yamaha) – 1m30.682s

4 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m30.785s

5 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 1m30837s

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m30.986s

7 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) – 1m31.062s

8 – Alex Rins (Suzuki Ecstar) – 1m31.087s

9 – Pol Espargaró (Repsol Honda) – 1m31.102s

10 – Enea Bastianini (Gresini Racing) – 1m31.148s

18 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 1m31.699s