MotoGP 2022 – Franco Uncini sai, Bartolomé Alfonso Ezpeleta entra

A lenda de MotoGP deixa de ser Comissário de Segurança FIM de Grandes Prémios. Franco Uncini sai e para o seu lugar entra Bartolomé Alfonso Ezpeleta.

motogp

Uma lenda de MotoGP, campeão de 500 cc, e grande defensor da segurança dos pilotos de motociclismo, Franco Uncini, anunciou que seguirá um novo caminho após o final da atual temporada da categoria rainha. Aquele que desde 2013 é conhecido como Comissário de Segurança FIM de Grandes Prémios confirmou que sai de cena e abraça a reforma. E o seu sucessor já está confirmado: Bartolomé Alfonso Ezpeleta.

Franco Uncini, campeão mundial de 500 em 1982, depois de iniciar a sua carreira no Mundial de Velocidade em 1976 na categoria 250 cc, há quatro décadas que tem estado envolvido na melhoria das condições de segurança dos pilotos de motociclismo.

Inicialmente envolvido no paddock em ações que deram início a mudanças que viriam a aumentar a segurança dos pilotos, Uncini foi escolhido pelos pilotos como o seu representante para questões de segurança em 1993. Vinte anos depois foi a própria Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a reconhecer o trabalho do italiano, nomeando-o Comissário de Segurança FIM de Grandes Prémios.

Franco Uncini confirmou a reforma numa conferência de imprensa especial realizada neste início de Grande Prémio de Valência, afirmando que “Tenho uma longa lista de pessoas para agradecer. Com certeza Carmelo Ezpeleta é o primeiro, ele é nosso chefe! E uma pessoa fantástica. Mike Trimby, e o presidente da IRTA, Hervé Poncharal, e os ex-presidentes. Presidente da FIM, Jorge Viegas, e seus antecessores. Depois, a Comissão de Segurança do MotoGP. Carlos Ezpeleta! E Loris Capirossi, com quem convivi nos últimos dez anos! Obrigado, não a todos, mas quase, aos circuitos em que trabalhei. Todo o pessoal da IRTA, Dorna e FIM. Vou parar aqui, caso contrário, ficaria aqui durante horas. Eu amo isto e amo este desporto. Tem sido o centro da minha vida desde sempre. Obrigado FIM, IRTA, Dorna e a Comissão de Segurança, fizemos um trabalho extraordinário para a segurança. Passei muitas noites sem dormir, mas estou feliz e satisfeito com o que conquistámos. 30 anos a fazer este trabalho, 20 com IRTA e 10 com a FIM. Sou avô de dois, tenho duas filhas e a minha esposa está ao meu lado desde 1981 e ainda me aguenta! Obrigado, e obrigado às minhas filhas. Preciso desacelerar e abrir espaço para os jovens. Sinto que o Tomé pode continuar este excelente trabalho e, como disse Jorge Viegas, o Tomé também foi a minha escolha. Ele é a pessoa que eu acredito que pode continuar este trabalho. Muito obrigado a todos”.

motogpOra, para uma função tão relevante para a segurança dos pilotos de MotoGP, era necessário encontrar alguém com capacidade para entrar e continuar o trabalho desenvolvido por Uncini.

A pessoa escolhida e já anunciada como novo Comissário de Segurança FIM de Grandes Prémios é o espanhol Bartolomé Alfonso Ezpeleta. Um nome que, certamente, não passará despercebido a muitos fãs devido ao seu apelido que partilha com o responsável máximo da Dorna, Carmelo Ezpeleta. Na realidade é o sobrinho de Carmelo, o que faz aumentar ainda mais a presença da família Ezpeleta no paddock do Mundial de Velocidade.

Tomé, como também é conhecido no paddock, chega a este cargo depois de iniciar a sua carreira como comissário de pista no circuito de Jarama. Foi ainda diretor de eventos da Dorna Sports, diretor geral do circuito de Losail, no Qatar, antes de mudar para Espanha, assumindo a direção do circuito Motorland Aragón. Continuando como diretor geral, mas da empresa Racing Loop, desde 2018 que Bartolomé Alfonso Ezpeleta está envolvido na construção e desenvolvimento de circuitos em todo o mundo.

No momento de assumir as novas funções, Bartolomé Alfonso Ezpeleta mostra-se agradecido ao trabalho de Franco Uncini: “Não penso que mais ninguém tenha feito o que Franco fez pela segurança, e se virmos do ponto de vista dos circuitos, esse trabalho não ajudou apenas o MotoGP, mas todos os circuitos durante 365 dias por ano. Eu gostaria de agradecer-lhe por tudo, e farei o meu melhor para continuar o seu trabalho incrível”.