MotoGP 2022 G. Bretanha – Miguel Oliveira 14º no primeiro treino

Miguel Oliveira fecha primeiro treino livre do GP da Grã-Bretanha com o 14º tempo. Johann Zarco foi o mais rápido, mesmo sofrendo uma queda.

Miguel Oliveira

Foi um longo período sem podermos ver os pilotos de MotoGP em pista aos comandos dos seus protótipos. Mas nesta manhã de sexta-feira, no circuito de Silverstone, deu-se início ao Grande Prémio da Grã-Bretanha com a realização do primeiro treino livre da categoria MotoGP. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) foi o 14º mais rápido numa sessão em que Johann Zarco (Prima Pramac Racing) foi mesmo o mais veloz em pista.

Neste regresso à ação depois de cinco semanas de descanso, os pilotos de MotoGP foram recebidos em Silverstone por condições climatéricas bastante agradáveis, e que permitiram encontrar já um bom ritmo no traçado britânico onde no próximo domingo se disputa a 12ª corrida da temporada 2022 do Mundial de Velocidade.

Miguel OliveiraNeste arranque de Grande Prémio da Grã-Bretanha, e com o seu companheiro de equipa Brad Binder (10º tempo) a utilizar uma nova configuração do sistema de escape fabricado pela Akrapovic para a KTM RC16, o português Miguel Oliveira rodou em 2m01.120s. Aparentemente o fim de semana começa de forma positiva para o ainda piloto da Red Bull KTM Factory, o que é sempre importante.

Miguel Oliveira terá agora a segunda sessão de treinos livres – clique aqui para ver os horários completos deste fim de semana – onde terá pela frente mais uma oportunidade para entrar no “top 10” desta sexta-feira, ficando então provisoriamente com acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP.

O português da KTM, que continua impossibilitado contratualmente de divulgar o seu futuro, ficou a cerca de 1,3 segundos de diferença do piloto mais rápido em pista, o francês Johann Zarco.

Miguel OliveiraAos comandos da Ducati Desmosedici GP22 da equipa satélite Prima Pramac Racing, Zarco foi um dos pilotos que sofreu uma queda nesta primeira sessão de treinos livres em Silverstone. Mas essa queda não impediu o antigo campeão de Moto2 de regressar à box e voltar à pista com a sua segunda moto.

Com poucos minutos para o fim da sessão, Zarco saltou para o topo da tabela de tempos com uma volta em 1m59.893s, um tempo que provou ser impossível de bater por qualquer outro piloto de MotoGP.

O único que se aproximou foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que, curiosamente, também caiu nesta sessão TL1, sendo o vice-campeão de MotoGP o outro único piloto a baixar da barreira dos 2 minutos com uma volta em 1m59.920s.

Miguel OliveiraO lote dos três mais rápidos fica completo com a presença de Alex Rins (Suzuki Ecstar), que com uma volta em 2m00.220s conseguiu relegar o campeão Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) para a quarta posição na tabela de tempos.

Refira-se que o francês e a sua Yamaha M1 passaram diversas vezes ao longo da sessão de treinos livres 1 pela zona da “Long Lap Penalty”, como forma de treinar a penalização que terá de cumprir na corrida de domingo fruto do incidente que protagonizou com Aleix Espargaró (Aprilia Racing) ainda na corrida do Grande Prémio dos Países Baixos em Assen, antes da paragem de verão.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto todas as incidências do Grande Prémio da Grã-Bretanha, com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira. A não perder!