MotoGP 2022 G. Bretanha – Miguel Oliveira arranca de 13º

Miguel Oliveira arranca de 13º para o Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, com Johann Zarco a garantir a “pole position”.

Miguel Oliveira

A luta pelas melhores posições na grelha de partida de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Grã-Bretanha começou com a realização da Qualificação 1. Com condições climatéricas perfeitas, o circuito de Silverstone foi novamente palco de uma primeira qualificação bastante renhida. Basta perceber que Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) ficou a apenas 97 milésimas de conseguir a passagem à ambicionada Q2.

Durante a Q1, o piloto de Almada foi evoluindo os seus tempos e na habitual paragem nas boxes, Miguel Oliveira estava com uma “roda” na Q2 ao ocupar a segunda posição na tabela de tempos atrás de Enea Bastianini (Gresini Racing) e a sua Ducati “DesmoSauro”. A cinco minutos do final da sessão, o tempo do português da KTM era de 1m59.161s.

No derradeiro ataque ao cronómetro após essa paragem na box, Miguel Oliveira conseguiu mesmo melhorar o seu registo e rodou em 1m58.853s, pouco mais de duas décimas de diferença para o mais rápido Bastianini, que assim garantiu a passagem à Q2 de MotoGP com o melhor tempo da Q1.

Miguel OliveiraInfelizmente para as aspirações de Miguel Oliveira, o italiano Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati) conseguiu num último esforço saltar para a segunda posição e assim garantir a segunda posição na Q1, juntando-se então a Bastianini na Q2, juntamente com os dez mais rápidos após a três primeiras sessões de treinos livres.

Miguel Oliveira ficou assim a apenas 97 milésimas de garantir a Q2, sendo que a terceira posição na Q1 significa que o português arrancará para o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Silverstone da 13ª posição.

Quanto aos resultados da Q2 de MotoGP e quem conseguiu a “pole position”, e já depois de se saber que Aleix Espargaró (Aprilia Racing) tinha recebido o OK dos médicos para competir depois de ter sofrido um violento “highside” na quarta sessão de treinos livres, ele que era um dos grandes favoritos à “pole”, o primeiro tempo na qualificação final da categoria rainha ficou na posse do francês Johann Zarco (Prima Pramac Ducati).

Miguel OliveiraZarco esmagou por completo o recorde absoluto do circuito de Silverstone ao rodar em 1m57.767s, quatro décimas mais rápido do que o anterior recorde de Marc Márquez.

Ao seu lado na primeira fila da grelha de partida estará Maverick Viñales, que pela primeira vez consegue partir com a Aprilia nesta primeira linha, com o espanhol a conseguir esse segundo lugar num derradeiro esforço e já com o fim da sessão à vista. A fechar o “top 3” está Jack Miller (Ducati Lenovo Team), também ele a ter um fim de semana muito positivo.

Miguel OliveiraMas mais do que estes resultados na Q2, talvez o piloto do dia tenha sido Aleix Espargaró. O espanhol, que está em luta direta pelo campeonato com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), em claras dificuldades físicas e dor, em resultado da queda sofrida na última sessão de treinos livres, voltou à pista na Q2 e rodou rápido, muito rápido!

Aleix Espargaró foi mesmo o primeiro piloto de MotoGP a rodar no segundo 57, tempo que permitiu que o espanhol assumisse a primeira posição, mas com os últimos ataques ao cronómetro por parte dos seus rivais Aleix Espargaró acabou por descer até 6º.

Será interessante perceber, por um lado, se Fabio Quartararo consegue cumprir a “Long Lap Penalty” e recuperar posições durante a corrida de MotoGP, e por outro lado, qual será a condição física de Aleix Espargaró que está com problemas no pé esquerdo.

Tudo isto são “condimentos” que apimentam ainda mais o Grande Prémio da Grã-Bretanha. Clique aqui para ver os horários completos de amanhã!

GP da Grã-Bretanha – resultados da qualificação

1 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)

2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

3 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team)

4 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati)

8 – Enea Bastianini (Gresini Racing Ducati)

9 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

10 – Luca Marini (Mooney VR46 Ducati)

11 – Alex Rins (Suzuki Ecstar)

12 – Joan Mir (Suzuki Ecstar)

13 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory)