MotoGP 2022 G. Bretanha – Miguel Oliveira com o 6º tempo na TL2

No dia em que a Ducati estreou “cristas” na Desmosedici, Miguel Oliveira foi o 6º mais rápido com Fabio Quartararo a ser o líder da tabela de tempos.

Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) terminou em grande forma o primeiro dia do Grande Prémio da Grã-Bretanha. Depois do 14º tempo na primeira sessão de treinos livres, o piloto português fez aquilo que tantas vezes prometeu, e atacou ao máximo na segunda sessão de treinos livres de MotoGP, terminando o primeiro dia com o 6º melhor tempo.

Se na parte da manhã vimos o companheiro de equipa Brad Binder usar uma nova configuração de sistema de escape, na parte da tarde foi a vez de Miguel Oliveira optar por sair para a pista com a sua KTM RC16 equipada com ponteira longa na lateral. Coincidência ou não, os tempos por volta do português baixaram.

Refira-se que a melhor volta de Miguel Oliveira ao circuito de Silverstone, até ao momento, é de 1m59.163s, uma clara melhoria em relação ao tempo da manhã.

Miguel OliveiraPor outro lado, temos também de destacar que o piloto português da Red Bull KTM Factory consolidou a sua posição na lista de pilotos que provisoriamente acedem diretamente à Qualificação 2 de MotoGP, ao ser o mais rápido no primeiro setor, e o segundo mais rápido em termos absolutos no quarto e último setor do traçado britânico.

A diferença entre Miguel Oliveira e o mais veloz Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) cifra-se em apenas duas décimas de segundo, o que deixa boas perspetivas para que o português consiga mesmo aceder diretamente à Q2 após a realização da TL3 no sábado de manhã.

Miguel OliveiraAinda entre os mais rápidos, destacamos a presença de Joan Mir. O campeão de 2020 e piloto da Suzuki Ecstar, surpreendeu com o seu ritmo nesta segunda sessão de treinos livres e ascendeu à 2ª posição na tabela de tempos, batendo o compatriota Maverick Viñales (Aprilia Racing), que mais uma vez demonstra estar em crescendo de forma aos comandos da moto italiana.

Neste primeiro dia de treinos livres de MotoGP em Silverstone, e para além da estreia em competição dos escapes longos nas KTM RC16 da equipa de fábrica, destaque para a surpreendente estreia de uma atualização aerodinâmica nas Ducati Desmosedici dos pilotos Enea Bastianini (Gresini Racing) e Jorge Martin (Prima Pramac Racing).

Miguel OliveiraOs pilotos Ducati entraram em pista nesta segunda sessão de treinos livres com as suas motos a contarem com um conjunto de quatro “cristas” fixas à traseira. Não se sabe ainda ao certo o efeito pretendido com esta solução aerodinâmica aqui em estreia, mas certamente teremos mais informações ao longo do fim de semana.

Por último, destacamos a fraca prestação dos pilotos Honda.

Na realidade, e no seguimento das dificuldades reveladas noutros Grandes Prémios, nenhum piloto Honda conseguiu colocar a sua RC213V nos dez primeiros lugares da tabela de tempos. Veremos se na terceira sessão de treinos livres a marca nipónica consegue inverter esta situação.

Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP voltam à pista? Clique aqui para conhecer os horários completos do Grande Prémio da Grã-Bretanha!