MotoGP 2022 – Grande Prémio da Argentina com treinos livres de sexta-feira cancelados!

O atraso na entrega dos equipamentos às equipas no circuito Termas de Rio Hondo leva ao cancelamento dos treinos livres de sexta-feira a contar para o Grande Prémio da Argentina.

Grande Prémio da Argentina

O que se temia acabou por acontecer! A Dorna e a IRTA acabam de confirmar que o programa do Grande Prémio da Argentina tem de ser alterado devido aos problemas de logística que impedem a entrega atempada do material às equipas que já estão no circuito Termas de Rio Hondo.

De acordo com o comunicado oficial, os treinos livres de sexta-feira (duas sessões por categoria) estão cancelados.

As primeiras informações divulgadas no início desta semana que antecede o Grande Prémio da Argentina davam conta que tudo deveria decorrer conforme previsto. O material seria entregue mais tarde às equipas, que teriam menos tempo para preparar tudo a tempo dos primeiros treinos livres na sexta-feira 1 de abril.

Mas depois de várias tentativas para solucionar o problema, acaba de ser confirmado que será impossível realizar os habituais treinos livres 1 e 2.

Grande Prémio da ArgentinaAssim, ficará tudo condensado para o dia de sábado. As categorias Moto2 e Moto3 farão duas sessões de treinos livres e as duas qualificações, enquanto a categoria rainha MotoGP fará três treinos livres e depois as duas qualificações.

No domingo tudo vai acontecer conforme inicialmente previsto, com as sessões de Warm Up a antecederem as três corridas que se realizam dia 3 de abril.

Este problema acontece devido à conjugação de duas avarias técnicas nos aviões de transporte do material e equipamentos das equipas. O equipamento deveria ter sido transportado de Lombok para Tucumán, Argentina, em cinco viagens de avião. Um dos aviões apresentou um problema durante a paragem técnica em Mombaça, Quénia. Um dos aviões que já estava em Tucumán foi obrigado a viajar novamente para Lombok para recolher a carga que faltava. Mas também esse avião sofreu um problema técnico e está impedido de voar.

O avião que está no Quénia continua à espera de peças provenientes da Europa e do Médio Oriente. Espera-se que o avião retido possa continuar a sua viagem durante a noite de quinta-feira e chegue a Tucumán durante o dia de sexta-feira, após escalas em Lagos (Nigéria) e Brasil.

Neste problema não estão apenas retidos equipamentos e materiais de algumas equipas de MotoGP. Na realidade, há carga que contém equipamento de equipas de Moto2 e Moto3, mas também da Michelin.

Grande Prémio da ArgentinaHorários atualizados do Grande Prémio da Argentina *horas de Portugal Continental

Sábado 2 de abril

12H45 – Moto3 – Treinos Livres 1

13H40 – Moto2 – Treinos Livres 1

14H35 – MotoGP – Treinos Livres 1

15H35 – Moto3 – Treinos Livres 2

16H30 – Moto2 – Treinos Livres 2

17H25 – MotoGP – Treinos Livres 2

18H35 – Moto3 – Qualificação 1

19H00 – Moto3 – Qualificação 2

19H30 – Moto2 – Qualificação 1

19H55 – Moto2 – Qualificação 2

20H25 – MotoGP – Treinos Livres 3

21H05 – MotoGP – Qualificação 1

21H30 – MotoGP – Qualificação 2

Domingo 3 de abril

13H30 – Moto3 – Warm Up

14H00 – Moto2 – Warm Up

14H30 – MotoGP – Warm Up

16h00 – Moto3 – Corrida 21 voltas

17H20 – Moto2 – Corrida 23 voltas

19H00 – MotoGP – Corrida 25 voltas