MotoGP 2022 – Grande Prémio da Finlândia adiado

A Dorna e a Federação Internacional de Motociclismo confirmam o adiamento do Grande Prémio da Finlândia para 2023.

Grande Prémio da Finlândia

Esperava-se que fosse em 2022 que o Mundial de Velocidade regressava à Finlândia, para a realização do Grande Prémio da Finlândia de 8 a 19 de julho no novo circuito KymiRing. Porém, chegou a confirmação da Dorna e da Federação Internacional de Motociclismo que esta ronda da temporada 2022 tem de ser adiada para 2023.

O calendário da atual temporada de MotoGP ficará assim reduzido para apenas 20 corridas, com a Dorna e a FIM a optarem por não realizar mais modificações ao figurino do calendário já definido, nem optando por substituir o GP da Finlândia pela visita, mesmo que por uma segunda vez em 2022, a um circuito que já esteja no calendário.

Esta decisão agora anunciada é justificada por dois fatores.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

Grande Prémio da FinlândiaO primeiro está relacionado com o facto do circuito finlandês KymiRing ainda não ter recebido a certificação que lhe permite acolher provas do Mundial de Velocidade. As obras de construção do traçado continuam, embora com alguns atrasos, e por isso a homologação final ainda não aconteceu.

E essa homologação estará mais atrasada por um segundo fator: a situação geopolítica na região.

Grande Prémio da FinlândiaA Finlândia, tal como todos os países próximos da fronteira com a Rússia, encontra-se num momento delicado do seu futuro devido à instabilidade provocada pela situação de guerra na Ucrânia.

A Dorna e a FIM, organizações lideradas por Carmelo Ezpeleta e pelo português Jorge Viegas, respetivamente, preferem “jogar pelo seguro” e decidir antecipadamente adiar o Grande Prémio da Finlândia por mais uma temporada. Assim, o regresso do mundial a território finlandês acontecerá apenas em 2023, de acordo com o plano agora definido e atualizado.