MotoGP 2022 – Honda não roda em Sepang… porque não tem moto!

A Honda Racing Corporation está em Sepang mas não participou no primeiro dia do “shakedown” de MotoGP 2022. A explicação é simples: não tem moto!

MotoGP 2022

Enquanto os restantes fabricantes aproveitaram o primeiro dia de “shakedown” de MotoGP 2022 para começar a rodar com os seus protótipos deste ano, a Honda, mais propriamente o seu departamento de competição Honda Racing Corporation, não participou nas sessões em pista. Com Stefan Bradl, piloto de testes do HRC, disponível e pronto para entrar em pista, a verdade é que quem está em Sepang não viu nenhuma Honda RC213V a rodar.

Com tão poucos dias de testes disponíveis ao longo da temporada de MotoGP 2022, o facto da Honda não participar neste primeiro dia de “shakedown” na Malásia transformou-se num dos assuntos em maior destaque.

Porque é que a Honda não testou hoje em Sepang no “shakedown” de MotoGP 2022?

Pode parecer estranho tendo em conta que estamos a falar do maior fabricante de motos do mundo, e de um HRC que tem um orçamento anual de muitos milhões de euros. Porém, a resposta a esta questão é simples: não tem moto!

De facto, e depois de ter testado na semana passada no circuito espanhol de Jerez com Stefan Bradl, a Honda “empacotou” o material e a RC213V para enviar tudo para Sepang. No entanto, a moto japonesa ficou retida por dificuldades burocráticas no aeroporto do Dubai, onde o transporte fez escala antes de seguir para a Malásia.

MotoGP 2022Com a moto retida no Dubai, a equipa de técnicos da Honda foi obrigada a fazer horas extra na box e, recorrendo a componentes que foram enviados do Japão, montaram uma nova RC213V de forma a permitir que Stefan Bradl já possa participar na ação em pista a partir desta terça-feira.

Com tantos fãs a questionarem nas redes sociais sobre a razão da ausência da Honda deste primeiro dia de “shakedown” de MotoGP 2022 em Sepang, acabou mesmo por ser o próprio piloto Stefan Bradl a responder. Através de um vídeo partilhado na sua página oficial no Instagram, o alemão mostrou a RC213V já montada na box e com a equipa de testes do HRC já a colocar o motor em funcionamento em preparação para o segundo dia de testes privados de MotoGP.

Num primeiro dia em que Raul Fernandez (Tech3 KTM Factory) mostrou serviço e liderou a tabela de tempos, todos os fabricantes estiveram em pista com os seus pilotos de teste. Michele Pirro com a Ducati, Mika Kallio e Dani Pedrosa testaram a KTM RC16, Lorenzo Savadori saiu para a pista com a renovada Aprilia RS-GP, Sylvain Guintoli rodou com a Suzuki GSX-RR, enquanto a Yamaha contou hoje com os dois pilotos japoneses Katsuyuki Nakasuga e Kohta Nozane.

De referir ainda que a Yamaha anunciou no final deste primeiro dia de teste que Cal Crutchlow vai testar a YZR-M1 de 2022 a partir de amanhã. O britânico que permanecerá como piloto de testes da Yamaha em MotoGP até final de 2023.