MotoGP 2022 Indonésia – Michelin leva novo pneu para Mandalika

Para evitar o sobreaquecimento e stress dos pneus no Grande Prémio da Indonésia a Michelin leva um novo pneu para Mandalika.

As previsões sobre resultados da segunda corrida de MotoGP 2022 podem ter de ser completamente refeitas. Tudo porque a Michelin, através do seu responsável máximo para a competição Piero Taramasso, confirmou que leva para o Grande Prémio da Indonésia que se realiza de 18 a 20 de março um novo pneu.

Após os testes de pré-temporada que se realizaram em Mandalika, a Michelin percebeu que os seus pneus de MotoGP iriam sofrer bastante quando a categoria rainha regressasse ao circuito indonésio para a segunda ronda do Mundial de Velocidade.

A combinação do desenho do traçado que privilegia maior velocidade em curva, asfalto novo e ainda as temperaturas elevadas que habitualmente se fazem sentir no local, obrigaram a marca francesa a reformular o seu pneu.

Leia também – MotoGP 2022: Antevisão e horários do Grande Prémio da Indonésia

MichelinO novo pneu Michelin específico para o Grande Prémio da Indonésia não apresenta novidades em termos de compostos de borracha, conforme garante Piero Taramasso, responsável pelo departamento de competição de motos dentro da Michelin.

Os pilotos de MotoGP terão assim à disposição o pneu médio usado nos testes, mas o interior do pneu, mais propriamente a carcaça, foi redesenhado para aguentar melhor o stress e evitar o sobreaquecimento do pneu. O pneu macio usado nos testes não vai estar disponível para este GP.

Taramasso refere que “Com estas modificações estou mais confiante para a corrida, e o facto da pista ter sido reasfaltada também deverá ajudar. Vamos manter os mesmos compostos que deram mais aderência e consistência nos testes, mas usámos esses compostos numa carcaça especial desenvolvida para controlar a temperatura de forma mais eficaz”.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

Recorde-se que, após as críticas dos pilotos e equipas no teste de pré-temporada, os responsáveis do circuito de Mandalika decidiram substituir 25% do asfalto do circuito: seis curvas, da última até à curva 6. Isso, em combinação com o pneu Michelin de nova construção, deverá alterar as afinações dos protótipos de MotoGP 2022 tendo em vista a longa corrida do próximo domingo.

O trabalho realizado pelas equipas ao longo dos três dias pode não servir de base de trabalho para o fim de semana que se avizinha.

Mas também será importante ter em conta que as previsões meteorológicas apontam para chuva intensa ao longo do fim de semana na ilha de Lombok. Se as previsões se mantiverem e confirmarem, os pilotos serão obrigados a utilizar os pneus Michelin de chuva em vez dos pneus slick. O que ainda ajudará a baralhar mais as previsões relacionadas com os resultados da corrida.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades do Grande Prémio da Indonésia. A não perder!