MotoGP 2022 Indonésia – Miguel Oliveira arranca de 7º e “pole” para Quartararo

O piloto português parte para o Grande Prémio da Indonésia na terceira fila da grelha de partida. Miguel Oliveira qualifica-se em 7º com Fabio Quartararo a obter a “pole position” para a segunda corrida de MotoGP.

Indonésia

Conforme estava nas previsões, a chuva acabou por ter bastante influência no desenrolar do segundo dia do Grande Prémio da Indonésia. Na manhã de sábado a pista de Mandalika ainda apresentava o asfalto húmido, pelo que os tempos da terceira sessão de treinos livres, a derradeira oportunidade para os pilotos garantirem o acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP, não melhoraram. Miguel Oliveira, com o seu 9º tempo de ontem, marcou presença direta na sessão que decide os primeiros lugares para a corrida de domingo.

Na terceira sessão de treinos, o mais veloz foi Marc Márquez (Repsol Honda), que ainda assim teve de passar pela Q1, enquanto Miguel Oliveira fez o 8º registo dessa sessão com piso húmido. Os tempos por volta foram cerca de 3 segundos mais lentos devido à menor aderência.

Na quarta sessão de treinos, que serve para preparar estratégias de corrida, o português voltou a optar por montar compostos duro e macio. Terminou esta sessão, já com piso seco, na 9ª posição, com Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha) a ser o mais rápido.

Destaque nesta última sessão de treinos livres para a Suzuki Ecstar. Tudo porque Alex Rins viu a sua GSX-RR começar a arder, foi obrigado a saltar da moto, e a sessão esteve então interrompida poucos segundos após se ter iniciado para que os comissários pudessem apagar o incêndio na moto japonesa. Felizmente nada aconteceu a Alex Rins.

Leia também – MotoGP 2022: Antevisão e horários do Grande Prémio da Indonésia

IndonésiaDesta forma chegámos às qualificações.

Na Qualificação 1, e de forma algo surpreendente, participaram vários nomes de “peso” de MotoGP que não aproveitaram o primeiro dia do Grande Prémio da Indonésia para assegurar um lugar na Q2. Entre eles esteve Marc Márquez. O espanhol foi um dos destaques… mas pela negativa.

O oito vezes campeão do mundo já afirmou que ainda não encontrou o ponto limite da nova Honda RC213V. Mas duas quedas, exatamente no mesmo local do circuito e da mesma forma, certamente permitem que Márquez entenda melhor qual será esse ponto limite. O piloto da Repsol Honda vai arrancar da 15ª posição. Precisamente na frente do companheiro de equipa Pol Espargaró, que depois de ter sido o mais rápido nos testes em Mandalika, não está a conseguir confirmar esse andamento em ambiente de competição.

Quem também está a sofrer no traçado indonésio é o campeão de 2020. Joan Mir (Suzuki Ecstar) terminou a Q1 na 8ª posição, e parte assim para a corrida de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Indonésia da 18ª posição da grelha de partida.

IndonésiaAssim, o mais rápido em pista na primeira qualificação foi mesmo Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). O italiano afirmou após a segunda sessão de treinos livres que tinha sido o seu melhor dia neste MotoGP 2022, mas o resultado (20º lugar na tabela de tempos) não o demonstrava. Desta feita “Pecco” Bagnaia rapidamente assegurou o melhor registo da Q1 ao rodar em 1m31.219s e passou então à Q2.

Com ele seguiu também outra Ducati, mas neste caso uma moto satélite da Gresini Racing, pois o “rookie” Fabio di Giannantonio apenas precisou de mais quatro décimas do que Bagnaia para completar a sua volta mais rápida. O piloto da Gresini estreia-se assim na Qualificação 2 de MotoGP no seu segundo Grande Prémio.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

Nos 15 minutos da sessão Qualificação 2, em que tudo se decide e as emoções estão ao rubro, Morbidelli foi o primeiro a sentir o “amargo sabor” das escapatórias de Mandalika. O italiano sofreu uma queda a alta velocidade depois de perder a frente da sua Yamaha M1, com a moto japonesa a entrar pela gravilha a velocidade muito elevada e depois a rodar sobre si mesma numa série de cambalhotas assim que entrou na gravilha, ficando bastante destruída.

IndonésiaNo primeiro ataque ao cronómetro, Francesco Bagnaia começou como acabou a Q1, colocando a Ducati Lenovo Team no topo da tabela de tempos. Mas o atual campeão Fabio Quartararo e a sua Yamaha M1 parecem estar muito confortáveis no traçado fluido de Mandalika, e o francês com uma volta em 1m31.227s regressava à primeira posição.

Por esta altura Miguel Oliveira e a sua KTM RC16 estavam na 8ª posição a cerca de nove décimas do tempo de Quartararo.

Foi então que tudo se decidiu nos seis minutos finais da Qualificação 2 de MotoGP.

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) foi mais um dos pilotos que se juntou à lista de pilotos que caíram até agora no Grande Prémio da Indonésia. O espanhol tinha acabado de registar o 7º tempo da sessão quando acabou por levar longe demais o seu esforço, o pneu traseiro da Aprilia RS-GP derrapou em demasia, e o mais velho dos irmãos Espargaró acabou aí a sua sessão.

Miguel OliveiraCom escolha idêntica de pneus para todos os pilotos – médio à frente e macio atrás –, vários foram aqueles que rodaram a baixa velocidade na esperança de encontrar uma “roda” para seguir quando faltavam menos de dois minutos para o fim da qualificação.

Neste momento de tensão, acabou por ser Fabio Quartararo a confirmar o que tinha prometido até então, garantindo a primeira “pole position” da temporada 2022 de MotoGP com o recorde absoluto de Mandalika: 1m31.067s.

Ainda assim, esta não é a volta mais rápida de sempre de uma moto ao circuito indonésio! Recordamos que Pol Espargaró conseguiu registar nos testes em Mandalika uma volta em 1m31.060s aos comandos da sua RC213V. Mas como foi obtida em testes, esta volta não conta para a obtenção dos recordes oficiais.

Será a primeira vez desde o Grande Prémio da Catalunha do ano passado que Fabio Quartararo consegue a “pole”. E para a Yamaha é também uma boa notícia ver o piloto novamente satisfeito depois de no Qatar o francês ter-se mostrado bastante irritado com a falta de competitividade da moto japonesa.

IndonésiaLogo atrás e a completar a primeira fila da grelha de partida estão as duas Pramac Ducati Desmosedici GP22, com Jorge Martin a superiorizar-se a Johann Zarco. O francês fez questão de destacar que o asfalto, apesar de seco na maior parte das zonas, apresentava ainda alguns pontos com humidade, como na curva 5, pelo que o nível de aderência nesta qualificação de MotoGP ainda não era o ideal.

Brad Binder (Red Bull KTM Factory) foi o melhor piloto da marca austríaca e obtém aqui um bom 4º lugar para a corrida de amanhã, tendo ao seu lado o líder do campeonato Enea Bastianini (Gresini Racing) e ainda Francesco Bagnaia na Ducati de fábrica.

Quanto ao português Miguel Oliveira, o piloto da Red Bull KTM Factory terminou a qualificação de MotoGP com o 7º tempo, a meio segundo da volta recorde de Quartararo, e desta forma abre a terceira linha da grelha de partida. Um resultado sólido e claramente a demonstrar uma evolução positiva em termos de qualificação – algo que há muito se esperava – para o piloto luso.

Miguel OliveiraCom o 7º lugar na grelha de partida, e se conseguir um bom arranque como já nos habituou, Miguel Oliveira deverá estar em boas condições para garantir uma pontuação sólida no Grande Prémio da Indonésia. Até porque os registos obtidos nas simulações de corrida, revelam um ritmo consistente e que poderá fazer a diferença neste Grande Prémio da Indonésia, uma prova que se prevê extremamente exigente do ponto de vista físico devido à temperatura muito elevada que se faz sentir em Mandalika.

Miguel Oliveira

“A qualificação hoje foi boa, demos um passo para a frente que era o nosso objetivo. Terceira linha da grelha é ainda um bom sítio para começar a corrida e obter uma boa classificação no final. Estou bastante curioso para ver como vai ser amanhã. Vamos todos pela primeira vez ter a experiência de fazer 27 voltas seguidas aqui. Vais ser uma corrida bastante longa, por isso estou focado em fazer um bom arranque e depois ver onde é que nos podemos colocar durante a corrida. Mas fizemos um bom trabalho até agora, e estou confiante que podemos chegar bastante bem classificados no final da corrida”.

Resultados da Qualificação de MotoGP

1 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha

2 – Jorge Martin – Pramac Ducati

3 – Johann Zarco – Pramac Ducati

4 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory

5 – Enea Bastianini – Gresini Racing

6 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team

7 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory

8 – Alex Rins – Suzuki Ecstar

9 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team

10 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos dar-lhe todos os resultados do Grande Prémio da Indonésia.