MotoGP 2022 Indonésia – Recital de Miguel Oliveira e enorme vitória!

Piloto português esteve intocável no dilúvio do GP da Indonésia. Miguel Oliveira vence a corrida de MotoGP em Mandalika.

Miguel Oliveira

O piloto português da Red Bull KTM Factory esteve num nível muito superior aos rivais no dilúvio do Grande Prémio da Indonésia. Com condições muito complicadas, Miguel Oliveira venceu de forma categórica em Mandalika, tornando-se no primeiro vencedor em MotoGP neste novo circuito indonésio e garantindo a sua quarta vitória na categoria rainha.

Miguel Oliveira fez o que podemos definir de corrida perfeita à chuva!

A corrida da categoria rainha teve de ter o seu início atrasado em mais de uma hora. A chuva intensa obrigou a Direção de Corrida a atrasar o início da corrida que também teve apenas 20 voltas em vez das originais 27.

Miguel OliveiraQuem não começou sequer a corrida em Mandalika foi Marc Márquez (Repsol Honda). No Warm Up de MotoGP, o espanhol sofreu um aparatoso e violento “high side”. Foi cuspido pela Honda RC213V, voou alguns metros e embateu com muita força no solo. Márquez foi visto no Centro Médico do circuito, foi declarado como “não apto” para competir, e depois transportado para um hospital local para exames complementares que confirmaram um traumatismo craniano.

Marc Márquez já confirmou nas redes sociais que se encontra bem, mas um pouco atordoado ainda.

Indiferentes a tudo isto e também à “dança da chuva” feita enquanto esperávamos pelo início da corrida, os pilotos de MotoGP foram-se preparando para uma corrida à chuva em Mandalika. Situação que veio baralhar por completo as previsões de resultados.

Com um grande arranque, Miguel Oliveira saltou imediatamente de 7º para 2º assim que os semáforos se apagaram, com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a conseguir manter a liderança partindo da “pole position”.

Miguel OliveiraO francês não aguentou o português que passou a primeiro, e vindo de trás, Jack Miller (Ducati Lenovo Team) também se juntou à frente da prova. O australiano “despachou” primeiro Quartararo e conseguiu também chegar à liderança por troca com Miguel Oliveira.

Apesar de alguma oposição de Jack Miller num momento inicial, Miguel Oliveira percebeu rapidamente que podia ser mais rápido, passou Miller nos travões, e a partir daí foi realizando voltas rápidas em sucessão, rodando muitas décimas de segundo mais rápido do que qualquer outro piloto de MotoGP nas condições muito traiçoeiras de Mandalika.

Rapidamente o piloto da KTM RC16 alcançou uma vantagem sobre Miller.

A nove voltas do final da corrida que foi encurtada para 20 voltas devido às condições de segurança do asfalto, a liderança de Oliveira era já quase de quatro segundos. O piloto luso mostrou-se perfeitamente controlado, definindo trajetórias ideais, sem falhar uma única vez, e assim foi amealhando uma boa margem de segurança que lhe permitiu rodar tranquilo, dentro do possível nestas ocasiões, até cruzar a linha de meta em primeiro lugar.

Miguel OliveiraUma vitória incontestável e que garante a Miguel Oliveira 25 pontos para a sua conta pessoal e subida à quarta posição no campeonato que continua a ter Enea Bastianini como líder. Um excelente resultado para o português da Red Bull KTM Factory depois da desilusão que foi o GP do Qatar. Era importante somar pontos neste Grande Prémio da Indonésia, e quando foi preciso, Miguel Oliveira não falhou e obtém nota máxima!

Miguel Oliveira dá um enorme recital à chuva em Mandalika, vence pela quarta vez em MotoGP e pela 16ª vez nos Grandes Prémios somando todas as categorias.

Quanto aos restantes lugares do pódio, a seis voltas do fim Zarco lança os primeiros ataques a Miller. Com isso, os dois permitem a aproximação de Quartararo, com o francês a suplantar de forma surpreendente Zarco, tendo em conta que normalmente não se dá bem à chuva. Uma volta depois, Quartararo consegue mesmo chegar ao segundo lugar por troca com Miller, que assim ficou novamente ao alcance de Zarco.

Quartararo lançou-se então num último ataque na tentativa de pressionar Miguel Oliveira, e embora tenha feito uma série de voltas muito rápidas, acabou por não conseguir aproximar-se de forma significativa à traseira do português.

Quartararo fecha assim o fim de semana do Grande Prémio da Indonésia na segunda posição, com Johann Zarco a conseguir também suplantar Jack Miller e assim colocar dois franceses no pódio.

Resultados do Grande Prémio da Indonésia – MotoGP

1 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory

2 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha +2.205s

3 – Johann Zarco – Pramac Ducati +3.158s

4 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team +5.663s

5 – Alex Rins – Suzuki Ecstar +7.044s

6 – Joan Mir – Suzuki Ecstar +7.832s

7 – Franco Morbidelli – Monster Energy Yamaha +21.115s

8 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory +32.413s

9 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing +32.586s

10 – Darryn Binder – WithU Yamaha RNF +32.901s

Classificação de MotoGP

1 – Enea Bastianini – 30 pontos

2 – Brad Binder – 28 pontos

3 – Fabio Quartararo – 27 pontos

4 – Miguel Oliveira – 25 pontos

5 – Johann Zarco – 24 pontos