MotoGP 2022 Itália – Miguel Oliveira 15º na qualificação

Miguel Oliveira arranca de 15º no Grande Prémio de Itália enquanto a “pole position” ficou para o estreante Fabio di Giannantonio na frente da “armada” Ducati.

Ainda com o “caso Tech3” bem vivo e a fazer correr muita tinta por toda a imprensa especializada, obrigando mesmo o seu pai e empresário Paulo Oliveira a reagir, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) enfrentou hoje a Qualificação 1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Itália.

No circuito de Mugello as condições climatéricas neste dia de sábado estão a criar dificuldades acrescidas aos pilotos. Inicialmente o dia começou seco, mas rapidamente o vento aumentou de intensidade e a chuva decidiu aparecer para lançar a incerteza nos resultados.

Na Q1 de MotoGP, os pilotos iniciaram a sessão com pneus Michelin de chuva, e nesse primeiro momento o português da KTM de fábrica colocou-se no topo da tabela de tempos ao rodar em 1m55.380s. Pouco depois do seu tempo, outra KTM RC16 de fábrica, neste caso a de Brad Binder, subiu à liderança da Q1 com uma volta em 1m52.402s.

Miguel OliveiraPorém, as condições de aderência do asfalto italiano alteraram-se na segunda metade da Qualificação 1, levando os pilotos de MotoGP a decidirem sair para a pista com pneus slick para tentarem aproveitar o asfalto a secar.

Rapidamente os tempos começaram a baixar, com inúmeros pilotos a passarem pelos dois lugares que dão acesso à ambicionada Q2.

No final desta primeira qualificação da categoria rainha, foi mesmo o “rookie” Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) que pela primeira vez consegue passar esta “eliminação” e assim chegar à Q2. O jovem italiano rodou em 1m47.219s, sozinho, enquanto o segundo piloto a aceder à Q2 foi Marc Márquez (Repsol Honda), que, no entanto, obteve o seu melhor tempo de 1m47.294s colado à traseira de Jack Miller (Ducati Lenovo Team), com o australiano a não conseguir evitar ficar-se pela Q1.

Miguel OliveiraCom tudo isto, Miguel Oliveira ainda teve oportunidade para tempos com pneus slick. A cinco minutos do fim da sessão, o piloto português saiu para a pista novamente, e embora tenha conseguido melhorar o seu registo pessoal, a verdade é que ficou inicialmente na quarta posição da Q1 e mesmo no fim acabou por ser batido por Michele Pirro (Aruba.it Ducati), descendo então uma posição, o que o deixa na 15ª posição da grelha de partida para o Grande Prémio de Itália.

Passamos então à Qualificação 2 de MotoGP.

Esta sessão começou da pior forma, com Marc Márquez a não conseguir evitar um “highside” na curva 2. O piloto espanhol caiu com violência, mas não está lesionado, porém essa RC213V ficou completamente destruída e até chegou mesmo a pegar fogo. A Direção de Corrida foi mesmo obrigada a suspender a sessão para retirada da moto e limpeza do asfalto de Mugello.

Miguel OliveiraTal como na sessão anterior, a escolha de pneus foi tendo de ser adaptada às condições de aderência muito variáveis.

Vindo da Q1, Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) não se atemorizou frente aos melhores de MotoGP e alcançou a primeira “pole position” da sua carreira num momento final em que acabou por subir ao topo da tabela de tempos impedindo a “dobradinha” da equipa de Valentino Rossi, com Marco Bezzecchi e Luca Marini, ambos da Mooney VR46, a darem mais um momento para o seu mentor “Il Dottore” celebrar frente aos fãs italianos.

De facto, nestas condições traiçoeiras, as motos da Ducati foram as grandes dominadoras da qualificação de MotoGP. Cinco motos da casa de Borgo Panigale ocupam os cinco primeiros lugares da grelha de partida, e logo atrás dos três que referimos encontramos Johann Zarco (Pramac Ducati) e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), numa demonstração de força do fabricante italiano.

Com piso menos aderente, a Yamaha M1 do campeão do mundo Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) ainda lhe permitiu minimizar os danos e qualificar-se em 6º, um lugar à frente de Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que depois de dominar o primeiro dia de Grande Prémio de Itália esperava certamente estar mais acima na grelha de partida para a corrida em Mugello.

Neste “top 10” de MotoGP encontramos ainda Takaaki Nakagami (LCR Idemitsu Honda), Pol Espargaró (Repsol Honda) e Enea Bastianini (Gresini Racing).

Quer ficar a conhecer os horários das corridas do Grande Prémio de Itália? Então clique aqui!

E fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar todos os acontecimentos do Grande Prémio de Itália no circuito de Mugello.