MotoGP 2022 Japão – Marc VDS revela os detalhes do incêndio

Foi na box da equipa Marc VDS que se iniciou o incêndio que hoje assustou o paddock de Motegi. E a equipa já revelou os detalhes da ocorrência.

incêndio

Um incêndio é sempre uma ocorrência grave, em particular num paddock onde encontramos facilmente muitos materiais e equipamentos inflamáveis como acontece em MotoGP. E hoje mesmo o circuito de Motegi passou por um enorme sobressalto quando um incêndio deflagrou e causou momentos de alguma preocupação.

A revista MotoJornal já aqui lhe tinha mostrado as primeiras imagens do que aconteceu neste dia de preparação do Grande Prémio do Japão – clique aqui para ver os horários completos –, mas até agora apenas existiam suposições sobre o que teria causado o incêndio.

Horas depois das chamas estarem extintas, e já depois de se confirmar oficialmente que ninguém ficou ferido nem existem grandes danos materiais, quer no paddock e box, quer também nas motos que estavam na garagem, a equipa Marc VDS, que compete em Moto2, acaba de revelar os detalhes do incidente.

De acordo com uma publicação da estrutura belga liderada por Marc van der Straten, tudo teve início quando a água da chuva conseguiu infiltrar-se para o interior da box. Acumulou-se água no chão da box, onde a equipa tinha colocado um carregador de equipamentos, que estando ligado à corrente acabou por sofrer um curto-circuito.

As faíscas que daí resultaram rapidamente deram início ao incêndio.

Felizmente as chamas não se propagaram às garagens mais próximas, da Aprilia Racing e da Suzuki Ecstar, muito devido à rápida intervenção das forças de segurança e aos bombeiros do circuito de Motegi que extinguiram as chamas e dominaram o incêndio.

Agradecendo a todos aqueles que no paddock se prontificaram a ajudar a controlar o incêndio, a Marc VDS deixa, no entanto, um agradecimento especial à equipa Suzuki Ecstar. De acordo com a equipa de Moto2, os membros da equipa da casa de Hamamatsu ficaram a ajudar a Marc VDS a limpar e recuperar a box depois do incidente, tendo-o feito como “Se da própria box da Suzuki se tratasse!”, refere a Marc VDS.

Agora que o susto passou, tudo parece estar em ordem no paddock de Motegi quando estamos a poucas horas do início do Grande Prémio do Japão de MotoGP. Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece neste regresso do Mundial de Velocidade ao Japão.