MotoGP 2022 Japão – Miguel Oliveira começa nos lugares de acesso à Q2

Miguel Oliveira terminou o primeiro treino livre de MotoGP em Motegi com o 9º tempo. Jack Miller foi o mais rápido neste primeiro dia.

Num primeiro dia de MotoGP a contar para o Grande Prémio do Japão diferente do que estamos habituados, pois os pilotos apenas tiveram direito a uma única sessão de treinos livres, e no caso da categoria rainha uma sessão TL1 que durou 75 minutos, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) aproveitou para tentar assegurar a passagem direta à Qualificação 2.

O piloto português, tal como os restantes pilotos de MotoGP, estava avisado que durante o dia de sábado em Motegi esperam-se períodos de chuva muito intensa, com as previsões meteorológicas a apontarem ainda para um fator adicional de dificuldade que será o vento gerado pelo tufão que assola o Japão, e que podem chegar a atingir os 160 km/h!

Esta única sessão de treinos livres de sexta-feira do Grande Prémio do Japão revestiu-se assim de importância adicional, pois a chuva de amanhã impedirá obter melhores registos do que hoje, em que, apesar de algumas ameaças de chuva, os pilotos de MotoGP tiveram asfalto seco.

Miguel OliveiraMiguel Oliveira mostrou-se bastante à vontade no traçado japonês. Aos comandos de uma KTM RC16 que, já sabemos, não conta com novos componentes até final da temporada, o piloto de Almada aguardou até aos minutos finais para fazer o derradeiro “time attack”.

Optou por sair para a pista com pneus Michelin slick de composto duro à frente e macio atrás, uma combinação que foi bastante popular e a escolhida por quase todos os pilotos, com poucas exceções que optaram por combinação de dois pneus macios.

Nos minutos de ataque ao cronómetro, Miguel Oliveira mostrou-se a bom nível, e mesmo quando alguns dos seus rivais mostraram incapacidade para evitar quedas, o que provoca sempre alguma confusão por causa das bandeiras amarelas que podem estragar as voltas rápidas de outros pilotos, o português da KTM conseguiu sempre escapar a essas situações.

Miguel OliveiraAproveitando a boleia de Maverick Viñales (Aprilia Racing), Miguel Oliveira começou a subir de ritmo antes de conseguir mesmo em 1m44.743s, na 27ª de 28 voltas que completou neste primeiro treino livre de MotoGP em Motegi. Um tempo que o deixou na 9ª posição da tabela de tempos, e muito provavelmente será aí que fica após a segunda sessão de treinos livres no sábado de manhã, pois a chuva impedirá melhorias e alterações significativas na tabela de tempos que define os 10 pilotos que passam direto à Q2.

Um arranque de GP do Japão positivo para Miguel Oliveira, que tem agora fortes hipóteses de novamente estar diretamente na Q2 da categoria rainha.

Quanto ao topo da tabela de tempos, e como referimos, alguns (poucos) pilotos optaram por utilizar exclusivamente pneus de composto macio. E essa terá sido a vantagem de Jack Miller (Ducati Lenovo Team), que saiu para a pista com a Ducati Desmosedici montada nestas opções da Michelin.

Miguel OliveiraO piloto australiano chegou a estar bastante atrasado quando estávamos a meio da TL1. Mas, num derradeiro esforço nos cinco minutos finais, Miller rodou em 1m44.509s, o suficiente para o catapultar para o primeiro lugar na tabela de tempos e relegar Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para a segunda posição.

Numa sessão onde novamente observámos os pilotos de MotoGP a registarem tempos muito próximos entre si, com diferenças mínimas que fizeram com que os 19 primeiros ficassem separados por menos de um segundo, o campeão Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) foi o terceiro mais rápido em pista. Recordamos que o piloto francês está ainda a recuperar das abrasões sofridas na queda em Aragão, e as quais a Alpinestars já explicou como aconteceram.

Quartararo, embora não sendo o mais veloz em pista, efetuou uma sequência de voltas consecutivas em bom ritmo, o que deixa boas indicações sobre o que o piloto da Yamaha e líder do mundial poderá fazer ao longo da corrida de domingo.

Num momento em que a luta pelo título está ao rubro, destaque ainda para a presença de Aleix Espargaró (Aprilia Racing) na 4ª posição, com o piloto espanhol ainda a recuperar de dois dedos fraturados na mão, mas a não ficar muito atrás dos seus principais rivais na luta pelo campeonato.

Quer saber quando os pilotos de MotoGP regressam à pista? Então clique aqui para ver os horários completos do GP do Japão!

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece no circuito de Motegi, com particular foco nas prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!

MotoGP – resultados do primeiro dia de GP do Japão

1 – Jack Miller – Ducati Lenovo Team – 1m44.509s

2 – Francesco Bagnaia – Ducati Lenovo Team – 1mm44.537s

3 – Fabio Quartararo – Monster Energy Yamaha – 1m44.558s

4 – Aleix Espargaró – Aprilia Racing – 1m44.577s

5 – Luca Marini – Mooney VR46 – 1m44.645s

6 – Marc Márquez – Repsol Honda – 1m44.656s

7 – Pol Espargaró – Repsol Honda – 1m44.678s

8 – Brad Binder – Red Bull KTM Factory – 1m44.735s

9 – Miguel Oliveira – Red Bull KTM Factory – 1m44.743s

10 – Maverick Viñales – Aprilia Racing – 1m44.797s