MotoGP 2022 – Joan Mir lesionado falha Misano

Novos testes comprovam gravidade da lesão de Joan Mir. O piloto espanhol está fora do Grande Prémio de São Marino em Misano.

joan mir

A temporada 2022 de MotoGP vai de mal a pior para o campeão da categoria rainha há dois anos. Joan Mir (Suzuki Ecstar), sofreu um enorme “highside” ainda na primeira volta do Grande Prémio da Áustria, embatendo com violência no solo, sendo obrigado a desistir da corrida, tendo logo no momento demonstrado dores nos tornozelos.

Testes realizados no centro médico do circuito Red Bull Ring revelaram alguns danos nos tornozelos, e de regresso a Espanha, viajou até Palma de Maiorca onde foi examinado pelo Dr. Juan Garcias do Hospital Juaneda Miramar.

Uma segunda bateria de exames e um novo TAC foram suficientes para confirmar a lesão nos ligamentos do tornozelo direito e também do tálus, um pequeno osso no calcanhar.

joan mirTendo em conta a grande instabilidade estrutural provocada pela lesão, o médico aconselhou Joan Mir a repouso absoluto nos próximos 15 dias. Depois fará novos exames para avaliar a sua recuperação e, possivelmente, regressar à competição em MotoGP na ronda espanhol de Aragão.

Para já, e com uma paragem forçada de duas semanas, Mir estará ausente do Grande Prémio de São Marino, em Misano.

Este é mais um duro golpe nas aspirações do piloto espanhol da Suzuki Ecstar, que esperava conseguir na segunda metade da temporada de MotoGP dar a volta a um conjunto de resultados claramente abaixo do esperado para um piloto que já foi campeão do mundo da categoria rainha há pouco tempo.

joan mirNa classificação de MotoGP, Joan Mir encontra-se em 12º e com apenas 77 pontos acumulados na sua conta pessoal.

“Infelizmente terei de falhar a corrida de Misano, mas estou confiante que poderei regressar em Aragão. Quero agradecer à Dainese e AGV por me protegerem e terem evitado uma lesão mais grave depois da queda que sofri no domingo. Tem sido uma temporada dura, mas estou convencido que vou regressar mais forte e oferecer bons momentos à minha equipa e a todos aqueles que me têm apoiado”, reage Joan Mir.

Esta é também uma lesão que acontece num momento importante para o futuro do piloto maiorquino. Recordamos que há muito que Joan Mir é apontado como sendo o novo companheiro de equipa de Marc Márquez na Repsol Honda a partir de 2023.

Porém, e ao contrário do esperado, o piloto espanhol continua sem ver o seu futuro confirmado, e temos visto inclusivamente o seu empresário revelar que caso a Honda não apresente uma proposta condizente com o valor do piloto, que Mir ficará em casa no próximo ano.

Será difícil que Joan Mir não encontre uma equipa, e neste caso seja a Repsol Honda, para competir em MotoGP a partir de 2023. Mas até pela necessidade de negociar valores do contrato, e não estando a apresentar resultados de destaque, esta lesão vem complicar a vida do piloto espanhol da Suzuki Ecstar.

Por outro lado, a Suzuki Ecstar ainda não revelou o piloto que vai ocupar o lugar de Joan Mir em Misano. Normalmente essa missão seria entregue ao francês Sylvain Guintoli. Porém, o piloto de testes da Suzuki em MotoGP está lesionado num pulso, pelo que não poderá dar o seu contributo à equipa. A Suzuki estará a tentar encontrar um piloto substituto, mas de momento ainda não há qualquer informação sobre quem será.