MotoGP 2022 Malásia – A reação de Miguel Oliveira ao primeiro dia

Miguel Oliveira fechou o primeiro dia do GP da Malásia de MotoGP no 17º lugar. Eis a reação do piloto português da KTM.

Miguel Oliveira

Dois treinos intensos e o primeiro dia de Grande Prémio da Malásia de MotoGP terminou com Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) a ocupar a 17ª posição na tabela de tempos combinados. O piloto português optou por uma estratégia diferente do seu companheiro de equipa, e acabou por ver a sua aposta não surtir efeito devido à chuva intensa que baralhou por completo as contas do piloto de Almada.

No final do primeiro dia de treinos livres no circuito de Sepang, Miguel Oliveira explicou o que aconteceu neste arranque de Grande Prémio da Malásia:

“Foi um dia estranho. Acabámos por optar pela estratégia de não colocar um pneu (novo) no final da sessão do primeiro treino livre. Também não esperávamos esta chuva toda à tarde, por isso foi um pouco inesperado nesse sentido, mas isso não podemos controlar. E aquilo que não podemos controlar, adaptamo-nos. Sem muitas loucuras acabámos por mexer um pouco na moto, mesmo no molhado senti-me já um pouco melhor, e amanhã é continuarmos o trabalho que tínhamos programado para fazer esta tarde”.

Miguel OliveiraE será que o facto de Brad Binder ter feito o melhor tempo do dia, com piso seco, afeta de alguma forma a estratégia de Miguel Oliveira?

De acordo com o piloto português, “Não nos tira a confiança já que o Binder com o pneu usado foi ligeiramente mais lento do que eu, e depois com o pneu novo conseguiu dar aquele passo para a frente, e isso deixa-nos um pouco mais tranquilos no que concerne à volta rápida. Julgo que amanhã vamos andar mais rápido do que se rodou esta manhã”.

A verdade é que as condições climatéricas desempenham um papel fundamental nas prestações dos pilotos de MotoGP. Quais são as expectativas para o sábado de qualificações?

“Não temos nenhuma indicação de que chova esta noite e acho que amanhã de manhã teremos essa oportunidade de fazer essa (TL3) sessão a seco. Para a tarde já voltará a estar tudo mais incerto. O que é certo é que a chover, vai ser a chuva que caiu hoje à tarde, portanto vai ser tudo outra vez atrasado e fazemos os treinos um pouco mais tarde. Temos de continuar a ingerir água, ter cuidado com a hidratação, alimentação, e fazer toda essa adaptação para treinar um pouco mais tarde”.

Por último, Miguel Oliveira refere que optou, juntamente com a sua equipa, utilizar pneus “reciclados”, que já tinham sido levados para outros GP e que não sendo usados depois são reaproveitados pela Michelin e pelas equipas no futuro.

O piloto português, tal como outros pilotos de MotoGP, optou por gastar esses pneus “reciclados”, ficando assim com um lote de pneus totalmente novo para usar no que falta do GP da Malásia. Assim, a sua KTM RC16 deverá, tudo indica, conseguir rodar mais rápido com pneus novos.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades de MotoGP e com especial destaque para as prestações de Miguel Oliveira. E para saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Malásia só tem de clicar aqui!