MotoGP 2022 Malásia – Miguel Oliveira 11º na TL2

Com a chuva a baralhar as contas os pilotos de MotoGP enfrentaram asfalto a secar na TL2, onde Miguel Oliveira foi o 11º mais rápido.

Miguel Oliveira

Depois de cumprida a primeira sessão de treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Malásia, disputada com piso seco, a segunda sessão de treinos livres da categoria rainha no circuito de Sepang começou com piso totalmente molhado obrigando ao uso de pneus de chuva. Entretanto a chuva que caiu com enorme intensidade e obrigou a interromper os treinos da categoria Moto2 por largos minutos, acabou por perder intensidade, e quando se iniciou o treino de MotoGP já o sol espreitava por entre as nuvens. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) obteve o 11º tempo nesta sessão da tarde na Malásia.

Na verdade, o piloto português aproveitou da melhor forma os minutos finais da TL2 de MotoGP, e o piso a secar rapidamente fruto do calor que se faz sentir na Malásia, para obter a sua melhor volta na sessão da tarde com um registo em 2m09.898s.

Miguel Oliveira terminou então o primeiro dia na 17ª posição da tabela de tempos combinados de MotoGP, visto que os registos da TL2 foram significativamente mais lentos do que aqueles da TL1, pese embora alguns pilotos tenham arriscado sair para a pista com pneus slick na procura de surpreender aproveitando trajetórias secas que foram aparecendo no asfalto de Sepang.

Miguel OliveiraNesta TL2 o mais rápido em pista foi mesmo o “reformado” Cal Crutchlow (WithU RNF Yamaha).

O britânico, recrutado da reforma para substituir Andrea Dovizioso neste final de temporada, rodou em 2m05.710s, surpreendendo tudo e todos no final da sessão. O segundo mais veloz em pista nestas condições em constante evolução de aderência foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), com o espanhol Alex Márquez (Castrol LCR Honda) a ser o terceiro melhor.

Sem ninguém a conseguir melhorar os seus tempos da manhã, a tabela de tempos final do primeiro dia mantém as posições da TL1, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a fechar este arranque de GP da Malásia no topo da tabela de tempos.

Ou seja, neste momento, dois dos três principais candidatos ao título de MotoGP estão, pelo menos até se saber o resultado da TL3 na manhã de sábado, fora da entrada direta na Qualificação 2.

Miguel OliveiraBagnaia em 11º e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) em 20º na tabela de tempos combinados têm de esperar que não chova na TL3, para tentarem então a entrada direta na Q2 da categoria rainha neste GP da Malásia. Já Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) fechou o primeiro dia com o 7º tempo.

Refira-se ainda que durante esta segundo treino livre o espanhol Pol Espargaró (Repsol Honda) ficou a saber que vai perder 3 lugares na grelha de partida. O Painel de Comissários de MotoGP decidiu penalizar o espanhol por condução irresponsável na TL1, quando se intrometeu na trajetória de Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), rodando de forma lenta em plena saída de curva e na trajetória normal.

Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à pista? Clique aqui para ficar a par dos horários completos do Grande Prémio da Malásia!

Aqui fica a tabela de tempos combinados de MotoGP após TL1 + TL2

1 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m59.479s

2 – Alex Rins (Suzuki Ecstar) – 1m59.576s

3 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m59.623s

4 – Enea Bastianini (Gresini Racing) – 1m59.875s

5 – Joan Mir (Suzuki Ecstar) – 1m59.951s

6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m59.966s

7 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 2m00.543s

8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 2m00.552s

9 – Luca Marini (Mooney VR46) – 2m00.733s

10 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 2m00.767s

11 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 2m00.770s

17 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 2m01.247s

20 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 2m01.654s