MotoGP 2022 Malásia – Miguel Oliveira qualifica 19º e Martin destrói recorde!

Miguel Oliveira sofre na qualificação, qualifica 19º mas arranca de 18º para o GP da Malásia. Jorge Martin destrói o recorde.

Miguel Oliveira

Com a chuva a não aparecer no circuito de Sepang, realizaram-se as qualificações de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Malásia. Nesta décima nona ronda da temporada 2022 poderemos ter novo campeão da categoria rainha, e com todas as atenções centradas nos três mais fortes candidatos ao título, quem mais brilhou em pista foi Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), enquanto Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) não conseguiu melhor do que um 19º lugar em qualificação, embora arranque de 18º devido à penalização de Pol Espargaró (Repsol Honda).

O piloto português, obrigado a ter de enfrentar a sempre complicada Qualificação 1 de MotoGP, uma sessão onde marcaram presença pilotos que habitualmente encontramos nas posições cimeiras da tabela de tempos, sofreu bastante para conseguir rodar ao ritmo dos mais rápidos em pista.

Miguel OliveiraCom a sua KTM RC16 equipada com pneus médio / macio, Miguel Oliveira ocupava o 9º lugar da Q1 após a primeira saída para a pista, enquanto Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) liderava a tabela de tempos e passagem à Q2.

Na segunda saída, Miguel Oliveira voltou a tentar, e conseguiu mesmo melhorar o seu registo pessoal em cerca de duas décimas, o que ainda assim não lhe permitiu ascender na ordem da tabela de tempos da Q1 de MotoGP. A melhor volta do piloto português foi de 1m59.699s, ou seja, foi 9º mais rápido da primeira qualificação.

Porém, amanhã, no arranque para a corrida em Sepang, o piloto português vai ocupar a 18ª posição. Esta alteração acontece devido à penalização aplicada a Pol Espargaró, pelo que o piloto espanhol fez ainda no primeiro dia de treinos do GP da Malásia, perdendo 3 posições na grelha de partida. Por ter qualificado em 17º, isso beneficiará Miguel Oliveira com a subida de uma posição.

Terá agora de enfrentar uma dura missão de recuperar muitas posições durante a corrida de MotoGP e partindo novamente de uma posição bastante atrasada – clique aqui para ficar a par dos horários completos.

Miguel OliveiraNo topo da tabela de tempos da Q1 ficou então Francesco Bagnaia, ele que sonha conquistar já no Grande Prémio da Malásia o título, sendo que o piloto da Ducati percebeu que ninguém conseguiria bater o seu tempo de 1m58.645s e por isso nem sequer arriscou na segunda saída à pista, optando por terminar a sessão um pouco mais cedo e guardando energia para a Q2.

O segundo piloto a conseguir a passagem à Q2 acabou por ser Marc Márquez (Repsol Honda).

Já na decisiva Qualificação 2, e com a temperatura ambiente e do asfalto de Sepang a subir bastante, visto que as previsões de chuva não se confirmaram, o mais rápido em pista acabou por ser Jorge Martin. O piloto da Prima Pramac levou a sua Ducati Desmosedici GP22 a rodar em 1m57.790s!

Miguel Oliveira“Martinator” destruiu por completo o anterior recorde absoluto que estava na posse de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).

Aliás, logo na primeira tentativa de ataque ao cronómetro o piloto espanhol ficou muito perto de baixar ao segundo 57 em Sepang, sendo que fechou esta qualificação de MotoGP a contar para o GP da Malásia como o primeiro e único piloto na história a conseguir rodar no segundo 57.

Ao lado de Martin na primeira fila da grelha de partida teremos ainda Enea Bastianini (Gresini Racing), com o piloto italiano a ter ainda a esperança de alcançar o título, sendo um dos que ainda o pode fazer. Mas apesar de arrancar do segundo lugar na grelha de partida, a desvantagem de 47 pontos para o líder do campeonato deixa-o praticamente sem hipóteses, mas ainda assim Bastianini parece decidido a mostrar o seu valor nestas últimas corridas pela equipa Gresini.

A primeira fila da grelha de partida ficou completa com a presença de Marc Márquez. O piloto da Repsol Honda, pese embora confirme que antes das qualificações não conseguia ter a velocidade para acompanhar os mais rápidos, perdendo três décimas na longa reta de Sepang, redescobriu como fazer uma volta rápida sozinho. Márquez rodou em 1m59.454s, e desta forma saltou para terceiro na Q2 e impediu uma primeira linha totalmente Ducati.

E como ficaram qualificados os candidatos ao título?

Numa altura decisiva da temporada, qualquer erro pode significar o adeus ao título. E a verdade é que nestes primeiros dois dias de Grande Prémio da Malásia nenhum dos três mais fortes candidatos à coroa maior pode ficar muito satisfeito. Todos já sentiram o amargo sabor do asfalto e gravilha de Sepang. E por várias vezes!

O melhor posicionado na grelha de partida de MotoGP será Francesco Bagnaia. O líder do campeonato, depois de passar facilmente pela Q1, iniciou a Q2 com vontade de fechar as contas da “pole position”, e foi inclusivamente o primeiro a sair para a pista, não se importando em dar “boleia” aos outros pilotos.

Porém, a meio da sessão, Bagnaia estava apenas em sexto na tabela de tempos da Q2, e por isso foi obrigado a arriscar mais na segunda e derradeira saída para a pista. O italiano, sempre com Marc Márquez bem perto de si, exagerou no seu esforço, voltou a perder a frente da sua Ducati, e acabou a qualificação mais cedo. Ainda assim o seu tempo de 1m58.862s serviu para ser o 9º mais veloz.

E para Bagnaia a qualificação até foi boa, se tivermos em conta o que aconteceu aos seus mais diretos rivais.

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) voltou a cair numa altura em que estava numa derradeira volta rápida que o poderia colocar em boa posição na grelha de partida de MotoGP. O espanhol voltou a cair, mais uma vez, em Sepang, e terminou a Q2 em 10º. Ainda assim melhor do que fez Fabio Quartararo!

O francês e campeão do mundo, a contas com uma pequena, mas visivelmente dolorosa lesão no dedo médio da mão esquerda devido a uma queda na TL4, nunca conseguiu estar verdadeiramente na luta pela “pole position” neste GP da Malásia.

Quartararo viria mesmo a ter de guardar para o último momento um derradeiro ataque ao cronómetro, mas no momento em que mais precisava de fazer um bom tempo, e já sem espaço de manobra para realizar mais uma volta rápida antes da bandeira de xadrez, Quartararo quase perdeu a frente da sua Yamaha M1.

A roda da frente vibrou de forma bastante violenta (o famoso “chattering”), escorregou por um breve instante, e fez com que aquela que seria a melhor volta da qualificação de Fabio Quartararo ficasse estragada. O campeão vai partir para a corrida de amanhã de 12º.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar tudo o que acontece em MotoGP, com especial destaque para a luta pelo título e para a prestação do português Miguel Oliveira. A não perder!