MotoGP 2022 – Marc Márquez confirma 4ª operação ao braço

O piloto espanhol prefere avançar para nova operação ao úmero direito e resolver os problemas. Marc Márquez confirma 4ª operação a pensar em 2023.

Marc Marquez, MotoGP, Italian MotoGP 27 May 2022 // Gold & Goose / Red Bull Content Pool // SI202205270180 // Usage for editorial use only //

Desde o seu regresso antecipado à competição, Marc Márquez (Repsol Honda) nunca mais conseguiu voltar ao nível que tinha antes da grave lesão sofrida no circuito de Jerez. O braço direito, e nomeadamente o úmero e ombro, nunca mais apresentaram a estabilidade, mobilidade e força necessária para pilotar ao mais alto nível um protótipo de MotoGP.

É verdade que desde o seu regresso já obteve resultados interessantes e até vitórias, porém, tem sido claro, até mesmo para Marc Márquez, que aquilo que ele tem conseguido fazer aos comandos da Honda RC213V está ainda longe do que nos habituou e lhe garantiu oito títulos mundiais.

Assim, e após a qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Itália em Mugello, o piloto espanhol apareceu na sala de conferências do circuito italiano, juntamente com o diretor de equipa Alberto Puig, para anunciar aquilo que já se falava no paddock do Mundial de Velocidade.

Marc MárquezMarc Márquez confirmou hoje em Mugello que ficará fora de ação por “algum tempo”, não sendo ainda possível prever quanto tempo estará fora de competição. Certo é que vai perder grande parte do que falta disputar da temporada 2022.

A opção por avançar já para aquela que será a quarta operação ao úmero direito e ombro foi tomada devido à necessidade de estabilizar os ossos e também permitir a Márquez recuperar a mobilidade que perdeu. Isso, para além da equipa médica tentar otimizar a qualidade de vida do piloto, pois Márquez tem revelado bastante desconforto com a sua atual situação, pese embora a reabilitação a que tem sido sujeito desde a terceira operação lhe tenha permitido recuperar alguma coisa.

Mas a recuperação está a ser mais lenta do que o previsto e necessário, pelo que a “mesa de operações” será uma passagem inevitável em breve.

A quarta operação ao braço direito do piloto espanhol não vai acontecer em Espanha como até agora. Na realidade, a equipa médica que tem seguido Márquez em Madrid, concorda que a operação seja nos Estados Unidos, mais propriamente na Clínica Mayo. O procedimento será realizado pelo Dr. Joaquin Sanchez Sotelo.

Márquez viajará para os Estados Unidos a 31 de maio, sendo que depois regressa a Espanha para iniciar mais um período de recuperação e fisioterapia. Esse período será importante para se perceber quanto tempo fora das pistas estará Márquez, porém nunca será um período curto, pelo que se prevê que já não volte a competir nesta temporada 2022.

Marc MárquezPor outro lado, ao avançar já para esta opção mais intrusiva, Marc Márquez garante que “ganha” tempo na preparação da temporada 2023. Desta forma poderá participar em todas as sessões de testes de pré-temporada com a Repsol Honda, e estará, se tudo correr conforme previsto, a 100% para o arranque da temporada 2023 de MotoGP.

E será que este pode ser o fim da carreira do piloto espanhol?

Em relação à hipótese de pendurar o capacete e o fato de competição devido a esta e outras lesões que tem sofrido nos últimos meses, como por exemplo a questão da visão dupla, Marc Márquez assegura que “Pessoalmente, continuou com a mesma motivação e entusiasmo para continuar a trabalhar e para fazer o esforço para regressar ao mais alto nível”.

Uma frase bastante direta e que claramente afasta o cenário de fim de carreira, neste momento delicado.

No entanto, e apesar do desconforto, Marc Márquez vai ainda participar no Grande Prémio de Itália de MotoGP, que amanhã se disputa em Mugello. O piloto espanhol vai arrancar da 12ª posição na grelha de partida.