MotoGP 2022 – Marc Márquez operado com sucesso

Piloto espanhol foi operado pela quarta vez ao úmero do braço direito. Marc Márquez operado com sucesso e já iniciou período de recuperação.

No mesmo dia em que começou o Grande Prémio da Catalunha, o primeiro de 2022 sem a presença de Marc Márquez depois do piloto espanhol da Repsol Honda ter confirmado em Mugello que seria novamente operado ao braço direito, a equipa de fábrica da Honda na categoria rainha divulgou um comunicado que revela notícias positivas para o próprio piloto, mas também para os seus fãs.

De acordo com o comunicado divulgado pela Repsol Honda, e que tem em conta as informações recolhidas na Clínica Mayo, Estados Unidos, onde Marc Márquez foi operado na quinta-feira 2 de junho, a operação correu bem, com a equipa médica liderada pelo Dr. Joaquín Sánchez Sotelo a definir o procedimento como um sucesso.

Desde a sua queda no circuito de Jerez, no início da temporada 2020, Marc Márquez tem passado por diversas operações e, apesar de todos os esforços por parte dos médicos e sacrifícios do próprio piloto, a sua recuperação nos últimos dois anos está longe de ter atingido um estado que permita a Márquez viver uma vida sem dores.

Marc MárquezPor outro lado, competir em MotoGP, onde os pilotos têm de estar a 100% em termos físicos e mentais, tem causado bastante desconforto ao piloto oito vezes campeão do mundo de velocidade. Tendo em conta os problemas de mobilidade e as dores que tem sofrido no seu dia a dia, Marc Márquez optou mesmo por passar por esta quarta operação.

Curiosamente, o piloto espanhol preferiu viajar para os Estados Unidos, onde na Clínica Mayo passa a ser seguido pelo Dr. Joaquín Sánchez Sotelo, especialista em lesões no ombro e cotovelo. Parece estar confiante que será com esta nova equipa médica que conseguirá por fim regressar ao mais alto nível, e não com as equipas médicas que o seguiram em Espanha.

Esta operação ao úmero do braço direito de Marc Márquez durou cerca de três horas. Embora seja uma duração relativamente curta, o procedimento em si esteve longe de ser simples.

“A operação consistiu na remoção de dois parafusos da placa posterior que tinha sido anteriormente colocada pelo Dr. Samuel Antuña em dezembro de 2020”, começa por explicar o Dr. Joaquín Sánchez Sotelo. “Seguiu-se uma osteotomia rotacional do úmero. O procedimento consiste em realizar um corte transversal do osso do úmero para rodar o úmero ao longo do seu eixo. A quantidade de rotação externa realizada hoje foi de 30 graus. O úmero foi estabilizado mediante uma placa com vários parafusos”, conclui o médico responsável pela operação a Marc Márquez.

Isto significa que o piloto espanhol esteve durante, pelo menos, estes meses mais recentes a competir e a viver com o osso do úmero rodado nos referidos 30 graus em relação à posição natural. Claramente isso estava a causar dor ao piloto espanhol e já o afetava na sua vida pessoal, com o próprio irmão, Alex Márquez, a referir que “Ninguém imagina o que ele passou nos últimos meses”.

Marc MárquezAgora, Marc Márquez ficará alguns dias na Clínica Mayo nos Estados Unidos para passar este período pós-operatório, e depois regressa a Espanha onde iniciará a sua recuperação e reabilitação em termos físicos.

A grande pergunta que se coloca neste momento, e até mesmo a própria Repsol Honda estará ansiosa por saber, é quanto tempo vai demorar Márquez a regressar à competição ou pelo menos a poder pilotar uma MotoGP?

Inicialmente as indicações que foram transmitidas pela Repsol Honda e pelo próprio piloto espanhol apontavam para um longo período de recuperação. Regressar à competição em 2022 estaria fora de questão.

Porém, neste primeiro dia de Grande Prémio da Catalunha e um dia após a operação, alguns rumores no paddock vão apontando para que Marc Márquez esteja a pensar em participar nos testes de MotoGP em Misano, em setembro. Isso faria com que o espanhol tivesse um período de recuperação bastante curto tendo em conta a complexidade da operação e da sua situação física.

Mas de momento essa hipótese não parece passar de um mero rumor de paddock, e o mais certo é que Marc Márquez esteja mesmo fora de ação até final da temporada 2022, podendo depois participar nos testes de inverno e de pré-temporada com a Repsol Honda, tendo em vista um ataque ao título de MotoGP em 2023.