MotoGP 2022 – Miguel Oliveira renova com a KTM?

O piloto português fecha o Grande Prémio de Portugal com um excelente 5º lugar e Pit Beirer deixa no ar algumas novidades sobre a renovação de Miguel Oliveira!

Miguel Oliveira

Numa temporada em que tantos pilotos estão a renegociar ou a negociar novos contratos em MotoGP, o que baralha por completo as previsões sobre quem estará a competir onde a partir de 2023, os fãs portugueses (des)esperam por novidades sobre a situação contratual do Miguel Oliveira.

Esperava-se que durante o Grande Prémio de Portugal, em que fechou a sua participação com um excelente 5º lugar na corrida de MotoGP, surgissem algumas informações ou até uma possível confirmação sobre o futuro do piloto português na categoria rainha. Mas o regresso a solo europeu manteve as dúvidas sobre se Miguel Oliveira renova ou não com a KTM, ou se opta por seguir com outra equipa.

Com o piloto português “fechado em copas” sobre este assunto, quem assumiu a vontade de ver a situação resolvida foi Pit Beirer.

O diretor desportivo da KTM Factory Racing abordou o tema da renovação de Miguel Oliveira por duas ocasiões. Num primeiro momento, ainda na grelha de partida enquanto os pilotos se preparavam para o arranque do Grande Prémio de Portugal, Pit Beirer mostrou-se bastante “aberto” na forma como falou da renovação de contrato do Miguel.

Miguel OliveiraPara o timoneiro do programa desportivo da KTM, nesse momento em que falou na grelha de partida só faltava a Miguel Oliveira colocar o “preto no branco”, e para Pit Beirer era quase como um dado garantido que o português ficará mais alguns anos com a KTM pois é um elemento fundamental para o programa da marca em MotoGP e todos estão felizes com esta ligação.

Num segundo momento, já depois de festejar o 5º lugar de Miguel Oliveira na corrida portuguesa, Pit Beirer voltou a falar sobre a renovação de contrato.

Desta feita, e embora continuando a referir que todos estão satisfeitos, o responsável da KTM Factory Racing preferiu começar por assumir que a prestação do piloto português foi afetada pela má preparação da qualificação por parte da equipa – ao que se somou o problema técnico –, prometendo que vão trabalhar para evitar este tipo de situações e assim facilitar a vida de Miguel Oliveira.

Miguel OliveiraMas de seguida voltou a abordar a renovação. Colocando um pouco de “água na fervura” que o próprio tinha levantado na grelha de partida com o seu entusiasmo, Pit Beirer reafirma que todas as partes estão felizes, referindo-se à KTM e também a Miguel Oliveira, e que tudo indica que poderemos ter um prolongar da ligação do português com a formação austríaca que, recordamos, já tem Brad Binder assegurado na equipa de fábrica até final de 2024.

Claro que o assunto da renovação acabou mesmo por ser abordado também por Miguel Oliveira. Em declarações à Sport TV após a corrida, o piloto segue a mesma linha de pensamento de Pit Beirer, reconfirmando a sua vontade em manter-se com a KTM por mais anos, mas ao mesmo tempo avisa que pretende estar numa equipa com as “melhores perspetivas de crescimento” no futuro.

Quanto a “timing” para se saber algo mais em concreto sobre a renovação ou não do contrato com a KTM, Miguel Oliveira assume que dentro de algumas semanas – sem precisar quando ao certo – haverá mais novidades relacionadas com este assunto que tem suscitado, por razões óbvias, tanto interesse nos fãs e em todos aqueles que seguem o MotoGP.

É preciso não esquecer que o piloto português é atualmente dos pilotos com mais vitórias na categoria rainha, demonstra ser um piloto talentoso e rápido, para além de ser conhecido no paddock pela forma de trabalho que permite às equipas receber um “feedback” que outros pilotos não têm capacidade para dar.