MotoGP 2022 – Miguel Oliveira será o “segredo” da Gresini Racing?

A equipa liderada por Nadia Padovani utiliza uma publicação no Instagram para anunciar a revelação de um segredo amanhã à tarde! Será Miguel Oliveira?

O futuro de Miguel Oliveira é atualmente um dos tópicos em destaque no paddock de MotoGP, que este fim de semana disputa a décima ronda da temporada, o Grande Prémio da Alemanha. E embora o piloto português se mantenha longe das polémicas tentando manter a calma, a verdade é que os fãs – e a própria imprensa especializada, claro – desesperam por saber onde é que o único luso em MotoGP vai estar.

E tudo está alinhado para que isso venha a ser feito amanhã à tarde, com a Gresini Racing a deixar uma pista.

Utilizando uma publicação na sua página oficial na rede social Instagram, a Gresini Racing, estrutura fundada por Fausto Gresini a atualmente liderada por Nadia Padovani desde que Fausto faleceu devido a doença, alerta para a revelação de um segredo amanhã à tarde às 18H00 em Sachsenring (17H00 de Portugal Continental).

O “segredo” da equipa italiana que este ano passou a ser mais uma estrutura satélite da Ducati em MotoGP deverá ser o anúncio de Miguel Oliveira como novo piloto a partir de 2023!

Miguel OliveiraA revista MotoJornal já aqui tinha referido que o piloto luso estava a preparar-se para anunciar o seu futuro no dia anterior ao início da ação em pista a contar para o Grande Prémio da Alemanha – clique aqui para ver os horários completos.

A Gresini Racing vai aguardar pelo fim da conferência de imprensa dos pilotos com jornalistas que habitualmente acontece na quinta-feira que antecede o GP.

Não existe a confirmação oficial de que efetivamente seja Miguel Oliveira o “segredo” que será revelado amanhã à tarde no circuito Sachsenring. Mas tendo em conta tudo o que se tem passado nas últimas semanas, e a aproximação do piloto e seu pai / manager, Paulo Oliveira, à Gresini Racing e à Ducati Corse, restam poucas dúvidas que será nesse momento que finalmente ficaremos a saber oficialmente que Miguel Oliveira estará com a Gresini Racing e aos comandos de uma Ducati a partir do próximo ano.

Miguel OliveiraNesta “dança” de pilotos e conferências de imprensa a anunciar novos contratos, o dia de amanhã deverá ser bastante agitado.

Por exemplo, tudo indica que a Ducati Lenovo Team deverá dar o “tiro de partida” ainda durante a manhã anunciando a chegada de Enea Bastianini à equipa de fábrica da marca de Borgo Panigale. A saída do atual terceiro classificado de MotoGP e vencedor de três corridas em 2022, abre assim o espaço para a Gresini Racing anunciar depois Miguel Oliveira.

Toda esta gestão é feita de forma a garantir as regras de etiqueta habitualmente cumpridas pelas equipas e pilotos de forma a não gerar mal-estar no paddock.

E se realmente se confirmar a chegada de Miguel Oliveira à Gresini Racing, quem será o companheiro de equipa do português na próxima temporada?

É verdade que Fabio di Giannantonio será o piloto preferido por Nadia Padovani, não só pelos resultados em pista, mas também pela ligação de Di Giannantonio à equipa que foi criada por Fausto Gresini e desde há muito que apostava no jovem italiano.

Mas a verdade é que o piloto italiano, que recentemente se estreou na “pole position” de MotoGP no Grande Prémio de Itália, não terá o seu lugar na Gresini Racing garantido depois de 2022. Nas últimas horas surgiu o nome de Raul Fernandez, o “rookie” espanhol atualmente na Tech3 KTM, como um dos pilotos que a Ducati Corse deseja trazer para a sua esfera de pilotos na categoria rainha.

Miguel OliveiraÉ sabido que Raul Fernandez não queria subir a MotoGP com a KTM e com a Tech3. Apesar de resultados muito animadores nas Moto2, Fernandez, desde que subiu o patamar de MotoGP, não tem estado sequer perto dos resultados mínimos esperados mesmo para um piloto estreante. Claramente que a ligação entre o piloto, a Tech3 e ainda a KTM Racing não é a melhor.

Um bom exemplo disso foram as recentes declarações de Pit Beirer, diretor desportivo da KTM, ao portal germânico Motosport-Total, em que assumiu publicamente o erro de ter obrigado Raul Fernandez a subir de categoria entrando num projeto em que não acreditava. Desta forma, Pit Beirer volta a “atacar” um dos seus pilotos.

Sem espaço na KTM para prosseguir a sua carreira, Raul Fernandez terá em cima da mesa de negociações duas hipóteses: um convite para ingressar na Gresini Racing, convite esse que é feito diretamente pela Ducati Corse, ou então aceitar um lugar na nova equipa satélite WithU RNF Aprilia de Razlan Razali, que não garantiu ainda nenhum piloto para os próximos anos.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas estas movimentações de mercado de pilotos de MotoGP, com especial destaque para a situação de Miguel Oliveira que em breve ficará definida!