MotoGP 2022 – Motor extra entra em ação na Malásia!

A partir do Grande Prémio da Malásia os pilotos de MotoGP podem usar um motor extra para as últimas duas rondas de 2022.

Conforme a Revista MotoJornal já aqui tinha referido e explicado em detalhe, a partir do primeiro treino livre a contar para o Grande Prémio da Malásia, que se realizará esta madrugada de sexta-feira 21 de outubro, os pilotos de MotoGP terão a possibilidade de utilizar um novo motor. Se o fizerem vão aproveitar ao máximo as novas regras que permitem um total de oito motores por temporada caso o calendário conte com 21 ou mais rondas.

Ou seja, e seguindo à risca a alteração aos regulamentos específicos do número de motores que podem ser usados por temporada, em vez dos habituais 7 motores as equipas da categoria rainha podem usar 8 motores para cada um dos seus pilotos.

Isto no caso das equipas sem concessões.

No caso da Aprilia Racing, a desfrutar dos últimos GP a beneficiar das concessões, as novas regras anunciadas durante o Grande Prémio de França em maio passado permitem à marca italiana usar um total de 10 motores.

As equipas de MotoGP não estão obrigadas a usar esse motor extra. Porém, numa altura final da temporada em que os motores disponíveis para cada piloto já acumularam bastantes quilómetros em pista, e por isso podem não estar nas melhores condições, a chegada de um motor “fresco” com 0 km de utilização será certamente uma boa notícia.

Se isso terá influência no resultado das sessões de treinos, qualificação ou mesmo nas corridas que faltam realizar, ainda ninguém sabe. Mas será um fator a ter em conta já a partir do GP da Malásia – clique aqui para ficar a par dos horários completos do fim de semana.

Recordamos que o limite de 7 motores por piloto (9 motores no caso dos fabricantes com concessões) para cada temporada de MotoGP foi definido pela Comissão de Grandes Prémios numa altura em que o calendário apenas tinha um máximo de 19 Grandes Prémios.

Entretanto o calendário “esticou” para os 21 Grandes Prémios que se deveriam realizar em 2022, o que levou a referida comissão a adicionar o motor extra, mas que apenas pode ser usado a partir da 19ª ronda da temporada, precisamente o Grande Prémio da Malásia que começa na próxima madrugada.

Mesmo que não sejam realizados os 21 Grandes Prémios que levaram à alteração do regulamento, a regra diz que o motor extra é aprovado a partir do momento em que o calendário tenha 20 ou mais provas. O que é o caso desta temporada.

Aqui ficam os detalhes das regras dos motores disponíveis por temporada para a categoria MotoGP

– No caso do calendário publicado pela Federação Internacional de Motociclismo antes da realização da primeira corrida do ano ter menos de 21 Grandes Prémios, as equipas têm 7 motores disponíveis por piloto nessa temporada (9 motores no caso das equipas Concessão)

– No caso do calendário publicado pela Federação Internacional de Motociclismo antes da realização da primeira corrida do ano ter 21 Grandes Prémios ou mais, as equipas têm 8 motores disponíveis por piloto nessa temporada (10 motores no caso das equipas Concessão)

– A utilização do 8º motor ou 10º motor no caso das equipas Concessão, apenas será permitida a partir da 19ª ronda da temporada.

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